Conselho Estadual da Educação com Brasão do Governo do Estado de São Paulo
  • A-
  • A
  • A+
  • Tamanho do Texto

50 Anos de CEE

16 de Maio de 2013

Inscrições online para o Seminário 50 Anos do CEE

Para se inscrever gratuitamente, basta acessar  http://una.web-aplicacao.com.br , preencher e confirmar.

Faça sua inscrição e garanta seu lugar no dias 23 e 24 e maio no Seminário 50 Anos do CEE-SP, que vai debater os temas mais atuais da área, trazendo especialistas e conselheiros em cinco mesas de palestras e debates.

O historiador Marco Antonio Villa, autor de obras sobre a história e o desenvolvimento do Estado de São Paulo, doutor em  História Social pela USP, e professor da Universidade Federal de São Carlos abre a primeira manhã com uma palestra sobre o desenvolvimento paulista e a Educação. Em seguida, a especialista em formação de professores, Denise Vaillant, doutora em Educação pela Universidade de Québec e mestre em Planejamento e Gestão Educativa pela Universidade de Genebra, dará um panorama preciso sobre o tema tal como ocorre em outros países; e Claudia Davis, da Fundação Carlos Chagas, apresenta trabalho focado na formação docente para educação básica no Brasil. O primeiro dia termina com a mesa sobre Plano Estadual de Educação, com Mariza Abreu, doutora em História e Direito e ex-Secretária da Educação do Rio Grande do Sul.

No segundo dia, sob o tema Parceria Estado-Municípios, Fernando Abruccio, doutor em Ciência Política pela USP e professor da Fundação Getúlio Vargas (SP)  apresenta seu ponto de vista, seguido pelo conselheiro Francisco Carbonari, ex-presidente do CEE-SP, filósofo e professor de filosofia, docente e ex-secretário municipal de Educação de Jundiaí. No final da manhã, na mesa sobre as questões do Ensino Médio, Naércio Menezes, Ph.D. em Economia pela Universidade de Londres, professor titular e coordenador do Centro de Políticas Públicas (CPP) do Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa e professor associado da FEA-USP, fala sobre o tema. O evento termina à tarde com a mesa sobre Ensino Superior e Inclusão, que traz a abordagem de Carlos Vogt, professor e ex-reitor da Unicamp, ex-diretor da FAPESP, presidente da UNIVESP – Fundação Universidade Virtual de São Paulo, seguido por Paulo Speller, Secretário da SESU – Secretaria de Educação Superior do MEC, sob os aspectos nacionais, e António Teodoro, catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, e professor visitante da UNINOVE, que abordará experiências de inclusão na universidade em outros países.