Conselho Estadual da Educação com Brasão do Governo do Estado de São Paulo
  • A-
  • A
  • A+
  • Tamanho do Texto

CEE Comunica

10 de Setembro de 2014

Políticas Educacionais: livro sobre os 50 anos do CEE

Na primeira sessão da atual gestão do CEE , em 4 de setembro, foi lançado o livro, com 262 páginas, que  traz os artigos referentes às palestras do Seminário - concebido com o objetivo de celebrar os 50 anos de existência do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, realizado em 23 e 24 de maio de 2013, proporcionando debates e trazendo mais conhecimento sobre temas atuais da Educação.

O evento – e o livro – foi organizado em torno de seis temas, e foram formadas, no Conselho, comissões para cada um, presididas pelos conselheiros que, reunidos com seus grupos, trouxeram subsídios iniciais e fizeram os convites para os palestrantes. A promoção foi conjunta entre o Conselho e a Secretaria da Educação e os temas selecionados para serem discutidos fazem fazem parte do dia a dia de qualquer Conselho Estadual de Educação. O primeiro, "Os 50 anos do Conselho" ao lado da própria história da Educação paulista, em mesa presidida por Hubert Alquéres, presidente do órgão de 2010 a 2012. Em seguida, a formação dos professores, presidida por Rose Neubauer, com artigo desta e colaboradoras e uma visão mais internacional da especialista uruguaia Denise Vaillant; o regime de colaboração Estado-Municípios, em mesa presidida por João Cardoso Palma Filho, com artigo de Marco Antônio Villa.

O ensino médio é outro assunto, debatido na mesa coordenada pelo então conselheiro Mauro Aguiar, e, segundo a organizadora "algo que a educação do Brasil está devendo para a sociedade". Com artigo do economista Naércio Menezes Filho. Por fim, um tema muito presente na discussão da educação brasileira, e também no dia a dia do Conselho: a questão das cotas e da inclusão no ensino superior de hoje- em debate organizado pelo então conselheiro Ângelo Luiz Cortelazzo, com Carlos Vogt (reitor da UNIVESP), Paulo Speller ( secretário da MEC/SeSU, e António Teodoro, Universidade Lusófona de Lisboa/Uninove. 

Em suas palavras de apresentação à edição, Namo de Mello destaca que vários conselhos estaduais de educação do Brasil estão completando 50 anos este ano, pois a LDB de 1961 determinou que fossem instituídos os conselhos estaduais. E completa: " seria esperado que esses conselhos realmente tivessem uma participação social representativa, mais do que isso, que os conselhos fossem formuladores  de políticas. Mas ao longo do nosso federalismo hierárquico, eles perderam totalmente a função para a qual foram inicialmente criados. Então, acho que devemos pensar nos temas desse seminário, observando o quê um estado como São Paulo tem para dizer, fazer e decidir no que tange à temática de nossas discussões."