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Notícias

26 de Junho de 2015

Conselheira Rose Neubauer participa de Fórum sobre Avaliação do Ensino de Graduação da UNESP

 

Com o objetivo de aprofundar as discussões sobre Avaliação e Regulação dos Cursos de Graduação das Universidades Estaduais Paulistas: aspectos legais, aspectos operacionais e perspectivas, a presidente da Câmara do Ensino Superior do CEE-SP, conselheira Rose Neubauer, participou da mesa redonda de abertura do II Fórum de Avaliação dos Cursos de Graduação da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho.

O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação  da UNESP e sediado em Bauru/SP, nos dias 15 e 16 de junho, teve como temática a Avaliação dos Cursos de Graduação da Unesp: avaliação institucional e SINAES - ENADE e reuniu coordenadores dos 134 cursos de graduação, representantes técnicos das áreas acadêmicas das 34 unidades universitárias e membros da Câmara Central de Graduação - CGC da Unesp.

Além de discorrer sobre a sistemática específica de avaliação dos cursos de Graduação do CEE-SP, a conselheira enfatizou a importância da Deliberação CEE nº 111/2012, que estabelece diretrizes complementares à Formação de Professores para a Educação Básica nos cursos de Pedagogia, Normal Superior e Licenciatura oferecidos por Instituições Superiores de Ensino vinculadas ao Sistema de Ensino Estadual, entre elas, as Universidades Paulistas que devem fazer a adequação dos seus currículos para as turmas ingressantes em 2015.

A Deliberação objetivou priorizar e propor conhecimentos que potencializem as competências necessárias à prática da docência e à gestão do ensino, de acordo com as análises da bibliografia e pesquisas recentes, nacionais e internacionais, sobre formação e profissionalização docente. Em relação ao Estágio Supervisionado, a Conselheira enfatiza como sendo um momento crucial da formação docente, proposto em grande parte na sala de aula como apoio à docência na escola e, também, na gestão pedagógica do ensino. 

Neubauer destacou, ainda, que a formação docente, como proposta, prevê que os currículos dos cursos de formação inicial de professores contemplem: conhecimentos de conteúdos de formação científico cultural; e conteúdos de formação didático pedagógica que precisam abranger 30% da carga total do curso, ou no mínimo 960 horas, nestas não incluído o estágio supervisionado. "Nestes currículos devem estar presentes informações, análise e reflexão crítica sobre a avaliação de desempenho dos alunos, tanto a que ocorre na escola como a efetuada pelos sistemas de ensino, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais", ressalta a Conselheira.

O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação  da UNESP e sediado em Bauru/SP, nos dias 15 e 16 de junho, teve como temática a Avaliação dos Cursos de Graduação da Unesp: avaliação institucional e SINAES - ENADE e reuniu coordenadores dos 134 cursos de graduação, representantes técnicos das áreas acadêmicas das 34 unidades universitárias e membros da Câmara Central de Graduação - CGC da Unesp.

Além de discorrer sobre a sistemática específica de avaliação dos cursos de Graduação do CEE-SP, a conselheira enfatizou a importância da Deliberação CEE nº 111/2012, que estabelece diretrizes complementares à Formação de Professores para a Educação Básica nos cursos de Pedagogia, Normal Superior e Licenciatura oferecidos por Instituições Superiores de Ensino vinculadas ao Sistema de Ensino Estadual, entre elas, as Universidades Paulistas que devem fazer a adequação dos seus currículos para as turmas ingressantes em 2015.

A Deliberação objetivou priorizar e propor conhecimentos que potencializem as competências necessárias à prática da docência e à gestão do ensino, de acordo com as análises da bibliografia e pesquisas recentes, nacionais e internacionais, sobre formação e profissionalização docente. Em relação ao Estágio Supervisionado, a Conselheira enfatiza como sendo um momento crucial da formação docente, proposto em grande parte na sala de aula como apoio à docência na escola e, também, na gestão pedagógica do ensino. 

Neubauer destacou, ainda, que a formação docente, como proposta, prevê que os currículos dos cursos de formação inicial de professores contemplem: conhecimentos de conteúdos de formação científico cultural; e conteúdos de formação didático pedagógica que precisam abranger 30% da carga total do curso, ou no mínimo 960 horas, nestas não incluído o estágio supervisionado. "Nestes currículos devem estar presentes informações, análise e reflexão crítica sobre a avaliação de desempenho dos alunos, tanto a que ocorre na escola como a efetuada pelos sistemas de ensino, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais", ressalta a Conselheira.


Divulgação UNESP