Conselho Estadual da Educação com Brasão do Governo do Estado de São Paulo
  • A-
  • A
  • A+
  • Tamanho do Texto

Notícias

11 de Agosto de 2016

Conselho Pleno, Câmaras de Educação e Comissões do CEE/SP têm nova Presidência para gestão 2016/2017

Na manhã da última quarta-feira, 10/08, Conselheiros e familiares, autoridades Estaduais e Municipais e representantes de Instituições de Ensino (básico e superior) estiveram presentes na 2609ª Sessão Plenária Ordinária de Caráter Especial para mais uma solenidade de Posse de Conselheiros - novos e reconduzidos e para eleição de Presidente e Vice-Presidente do Colegiado Pleno.

A primeira parte da Sessão foi presidida pelo Presidente do Conselho Pleno (gestão 2015-2016), professor Francisco José Carbonari, que conduziu a posse dos 11 conselheiros nomeados em Decreto do Governador. No processo de renovação de 1/3 do Colegiado Pleno, conforme fundamentam os arts. 5º e 6º da Lei 10.403-71, foram empossados como Conselheiros titulares:  Bernardete Angelina Gatti; Décio Lencioni Machado; Francisco de Assis Carvalho Arten; Francisco Antonio Poli; Hubert Alquéres; Jair Ribeiro da Silva Neto; Laura Laganá; Martin Grossmann; Priscila Maria Bonini Ribeiro; Sylvia Figueiredo Gouvêa; e como Conselheiro suplente: Ulysses Telles Guariba Netto.

Secretário da Educação do Estado de SP – a solenidade de posse contou com a presença do Secretário da Educação, professor José Renato Nalini que enfatizou a qualidade do trabalho conduzido na gestão presidida pelos Conselheiros Francisco Carbonari e Bernardete Gatti, no período de 2014 a 2016, e a expectativa de continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido no Conselho, com a recondução de oito Conselheiros e a nomeação de três novos Conselheiros. “A nova composição do Conselho Estadual de Educação de São Paulo é a renovação da confiança do Governo do Estado de São Paulo, em que este Conselho vai ser chamado amiúde a transformar aquilo que nós somos obrigados, hoje, a rever em virtude da implementação do Plano Nacional de Educação, do Plano Estadual de Educação, dos Planos Municipais de Educação, da Base Nacional Comum Curricular e, será a instância adequada para as propostas que surgem de todos os âmbitos.”

Ainda sobre a composição do Conselho, o Secretário Nalini parabenizou os Conselheiros e ressaltou o compromisso assumidos por todos. “A Educação é responsabilidade de todos nós e a Secretária Estadual de Educação fica com esperanças renovadas e recebe uma injeção de ânimo quando vê que o Conselho Estadual de Educação está cumprindo a sua missão e com uma composição plural, de pessoas de bem, de pessoas idealistas e de pessoas apaixonadas. Porque só se justifica nós pensarmos na Educação, se nós a assumirmos como uma paixão, como um compromisso de vida.”  

Eleição - A segunda parte da Sessão Plenária foi presidida pela Conselheira decana, professora Sylvia Figueiredo Gouvêa, que conduziu a eleição para a nova Presidência. O Conselho Pleno elegeu, com unanimidade dos votos, para Presidente a professora Bernardete Angelina Gatti e, para Vice-Presidente o professor Francisco Antonio Poli. Os escrutinadores da Sessão foram os Conselheiros Maria Lúcia Franco Montoro Jens e Roque Theóphilo Júnior.

Professora Bernardete Angelina Gatti – Presidente do Conselho Estadual de Educação (gestão 2016-2017). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot, com Pós-Doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. Docente aposentada da USP, foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Simultaneamente foi Pesquisadora Senior na Fundação Carlos Chagas, aí exercendo os cargos de Coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais e de Superintendente de Educação e Pesquisa. Foi membro e presidiu o Comitê Científico - Educação do CNPq e foi coordenadora da área de Educação da CAPES. Atuou como Consultora da UNESCO e de outros organismos nacionais e internacionais. Em 2014 assumiu como Diretora Vice-Presidente da Fundação Carlos Chagas, orientando e respondendo pelas ações do setor de Pesquisa e Educação. Participa de comitês científicos de várias revistas nacionais e internacionais. Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. É membro Titular da Academia Paulista de Educação (Cadeira nº 27). Suas Áreas de Pesquisa são: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologias da Investigação Científica. Sua trajetória no CEE/SP iniciou como Conselheira (1995 a 2001) e Vice-Presidente (1995 a 1997); no período de 1997 a 1999, presidiu o Colegiado Pleno por dois mandatos. Em 2014, retornou ao Conselho acumulando a Vice-Presidência do Conselho Pleno (por dois mandatos 2014-2016) e da Câmara de Educação Superior (por um mandato 2014-2015).

 

Francisco Antonio Poli – Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação (gestão 2016-2017). Presidente da Udemo – Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo. Graduado em Letras, Pedagogia e Direito. Especialização e pós-graduação em Direito Administrativo, Legislação Educacional e Direito Penal Econômico. Autor de trabalhos e palestras sobre o Projeto Pedagógico da Escola, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Guia para Leitura e Interpretação de Normas Legais, Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros. No CEE/SP, a sua trajetória iniciou como  Conselheiro no período de 1996 a 1998 e, Conselheiro e Presidente da Câmara de Educação Básica no período de 2014 a 2016.

Nova composição – Após eleição da nova Presidência do CEE-SP, a professora Bernardete Gatti, presidente eleita, apresentou a nova composição das Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior e das Comissões de Planejamento e de Legislação e  Normas.

 

Composição do Conselho Estadual de Educação de São Paulo - gestão 2016/2017

Presidência

Bernardete Angelina Gatti - presidente

Francisco Antonio Poli - vice-presidente

Câmara de Educação Básica (CEB)

Ghisleine Trigo Silveira - presidente

Laura Laganá - vice-presidente

Ana Amélia Inoue

Débora Gonzalez Costa Blanco

Francisco Antonio Poli   

Jair Ribeiro da Silva Neto

Luis Carlos de Menezes

Maria Lúcia Franco Montoro Jens

Nilton José Hirota da Silva

Priscilla Maria Bonini Ribeiro

Sylvia Figueiredo Gouvêa

Câmara de Educação Superior (CES)

Francisco José Carbonari - presidente

Maria Cristina Barbosa Storópoli - vice-presidente

Décio Lencioni Machado

Francisco de Assis Carvalho Arten  

Guiomar Namo de Mello

Hubert Alquéres

Jacintho Del Vecchio Júnior

Márcio Cardim

Maria Elisa Ehrhardt Carbonari

Martin Grossmann

Roque Theóphilo Júnior

Rose Neubauer

Comissão de Legislação e Normas

Décio Lencioni Machado  - presidente

Roque Theóphilo Júnior - vice-presidente

Francisco Antonio Poli

Priscilla Maria Bonini Ribeiro

Comissão de Planejamento

Hubert Alquéres - presidente

Laura Laganá - vice-presidente

Débora Gonzalez Costa Blanco

Conselheiros Suplentes

Cleide Bauab Eid Bochixio

José Rui Camargo

Rosângela Aparecida Ferrini Vargas Chede

João Otávio Bastos Junqueira

Ulysses Telles Guariba Netto


Conselheiros do Conselho Estadual de Educação de São Paulo - gestão 2016/2017