Conselho Estadual da Educação com Brasão do Governo do Estado de São Paulo
  • A-
  • A
  • A+
  • Tamanho do Texto

Notícias

14 de Fevereiro de 2017

CEE realiza Sessão Extraordinária para discutir a LDB

Com o objetivo de debater os avanços do sistema educacional e as fragilidades que ainda se impõem à educação brasileira, o Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP) promove, em Sessão Plenária Extraordinária, um debate comemorativo aos 20 anos da LDB, reunindo educadores, autoridades, gestores e dirigentes educacionais da Educação Básica e Superior, além de especialistas e pesquisadores da área. 

A abertura da Sessão está prevista para as 9h30 de quarta-feira (15/02), no Teatro Fernando de Azevedo, Casa Caetano de Campos (Praça da República), será presidida pela Profª. Drª. Bernardete Angelina Gatti e contará com a participação do Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Prof. Dr. José Roberto Nalini.

Para discutir o tema 20 anos da LDB: avanços e perspectivas para a próxima década, teremos como conferencista o Prof. Dr. Jamil Cury, debatedor o Prof. Francisco Cordão, e a Profª Drª Rose Neubauer como coordenadora da mesa. A Sessão Extraordinária será transmitida pela Rede do Saber, no endereço:

www.rededosaber.sp.gov.br


Convidados:

Professor Doutor Carlos Roberto Jamil Cury – possui doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Concluiu pós-doutorado na Faculdade de Direito do Largo S. Francisco USP, na Université de Paris (René Descartes), e na École des Hautes Études en Sciences Sociales, assim como na UFRJ. É Professor Emérito da Faculdade de Educação da UFMG, instituição da qual foi pró-reitor adjunto de pesquisa. É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, assim com membro do Conselho Nacional de Educação na Câmara de Educação Básica, da qual foi presidente por duas vezes. É membro do Conselho Superior da CAPES, instituição da qual foi Presidente em 2003. É membro do Conselho Nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Sua área de atuação é o Direito à Educação, militando principalmente nos seguintes temas: lei de diretrizes e bases, política educacional, legislação educacional e educação de jovens e adultos. É professor há 50 anos e pesquisador 1A do CNPq.

Professor Francisco Aparecido Cordão – educador, sociólogo e filósofo. Graduado em Filosofia e Pedagogia. Especialista em Educação Profissional, Administração Educacional e Sociologia da Educação. Atual Conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Tem atuado como Conselheiro de Educação nos níveis municipal, estadual e nacional. Já foi Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e da Câmara de Educação Básica do CNE, bem como do Fórum Nacional de Conselhos de Educação. É Consultor da Peabiru Educacional e Titular da Academia Paulista de Educação. É um dos representantes do Brasil no MERCOSUL Educacional, representando o Conselho Nacional de Educação.

Professora Doutora Rose Neubauer  possui doutorado em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Professora da Faculdade de Educação da USP, Pesquisadora Sênior da Fundação Carlos Chagas (FCC) e Secretária de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP). É membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, onde presidiu a Câmara de Educação Superior, é consultora ad hoc do CNPq, membro da Academia Paulista de Educação, diretora-presidente do Instituto de Protagonismo Jovem e Educação, membro do  grupo de trabalho “Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe”. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, políticas educacionais, ensino de 1º grau, Brasil e política educacional.