28 de Março de 2017

Presidência do CEE-SP dá posse à Consª Sonia Penin

O início da 2632ª Sessão Plenária (22/03) do Conselho Estadual de Educação foi marcado pela posse da profa. dra. Sonia Teresinha de Sousa Penin, que passa a integrar o Colegiado como membro suplente. A nomeação foi publicada no DOE de 17 de março de 2017, seção I, p. 1.

A Sessão foi conduzida pela Presidente do CEE-SP, profa. dra. Bernardete Angelina Gatti, que na oportunidade ressaltou a reconhecida trajetória profissional da Conselheira na área Educação paulista. Estiveram prestigiando a  Sessão Plenária: o Pró-Reitor de Graduação da USP, o prof. dr. Antonio Carlos Hernandes; a Diretora da Faculdade de Educação da USP (FE-USP), profa. dra. Belmira Oliveira Bueno; e a Assessora da Pró-Reitoria de Graduação da USP e professora da FE-USP, profa. dra. Sonia Maria Vanzella Castelar.

No CEE-SP, a Consª Sonia Penin atuou no período de 1995-2007, sendo Vice-Presidente do Colegiado Pleno e Presidente da Câmara de Educação Básica em dois mandatos, além de ter atuado como Presidente da Câmara de Planejamento e Legislação (CPL) e membro da Câmara de Educação Superior (CES). Atualmente, integra o Colegiado Pleno do CEE-SP na condição de Conselheira Suplente, em complementação ao mandato de Ulysses Telles Guariba Netto, falecido em 07 de fevereiro de 2017.

Síntese do Currículo – A Consª Sonia Penin tem longa trajetória acadêmica e de atuação na Educação – Básica e Superior – no Estado de São Paulo. É graduada em Pedagogia pela USP, mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP e doutora em Educação e  Livre-Docência em Didática pela FE-USP. É professora Titular da FE-USP e desde 2002 é membro da Academia Paulista de Educação.

Quanto à atuação profissional no âmbito da gestão destacam-se: a) de 1995-1999, Coordenadora de Ensino da Grande São Paulo (COGESP) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; b) de 2001-2005, Pró-Reitora de Graduação da Universidade de São Paulo;c) de 2006- abril 2010, diretora da Faculdade de Educação da USP iniciando nesse período a entrada da Faculdade de Educação da USP como membro da International Alliance of Leading Education Institutes, à época sediada em Singapura

Em relação a Conselhos e Comitês, além da atuação no CEE-SP: de 2005 a 2006 pertenceu ao Comitê Executivo do Plano Diretor  da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico – SECTDE, São Paulo; de 2006-2010 foi membro da Comissão Nacional de Avaliação de Educação Superior – CONAES – MEC.

No tocante à pesquisa, coordena na FE-USP o Grupo de Pesquisa intitulado Escola/Cultura/ Conhecimento/ Cotidiano, registrado no CNPq desde 1994 e atua nas seguintes linhas de investigação: formação de professores; teoria geral de planejamento e desenvolvimento curricular; avaliação de instituições, planos e programas educacionais na educação básica e no ensino superior. Ainda, integra a Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed da Fundação Carlos Chagas. Publicou 4 livros, um deles em 2a. Edição, 19 capítulos de livro, 28 artigos em Revistas e 85 textos em jornais e revistas

Conselheira Sonia Teresinha de Sousa Penin, nomeada em 17 de março de 2017.