22 de Março de 2012

Nova deliberação do CEE sobre formação de professores

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo, após exaustivos estudos das relatoras e da Câmara de Ensino Básico, aprovou a DELIBERAÇÃO CEE Nº 111/12, homologada pelo Secretário de Estado da Educação, Hermann Voorwald, como Resolução SE de 14/3/12, e publicada no DOE de 15/3/2012, seção I, página 44.

A importante norma fixa as Diretrizes Curriculares Complementares para a Formação de Docentes para a Educação Básica nos Cursos de Graduação de Pedagogia, Normal Superior e Licenciaturas, oferecidos pelos estabelecimentos de ensino superior vinculados ao sistema estadual.

As relatoras foram as conselheiras Eunice Ribeiro Durham, Guiomar Namo de Mello e Rose Neubauer.

Vale notar que as alterações curriculares definidas por esta Deliberação aplicam-se às turmas ingressantes a partir do 1º semestre de 2013 e no que couber às demais turmas, resguardando-se o direito dos alunos. Elas serão motivo de análise nos processos de reconhecimento e renovação do reconhecimento dos cursos correspondentes.

Esta Deliberação entrou em vigor na data da publicação de sua homologação pela Secretaria de Estado da Educação, 15 de março de 2012, revogando-se as disposições em contrário, em especial, a Deliberação CEE nº 78/08.

Leia a deliberação n íntegra no documento anexo.