À frente do Centro Paula Souza (CPS), maior instituição estadual de educação profissional da América Latina, Laura Laganá é responsável pela expansão das Etecs e Fatecs, levando cursos técnicos e tecnológicos a 345 municípios de todas as regiões do Estado de São Paulo. Ao longo de sua gestão, tem promovido uma ampla política de parcerias com o setor produtivo, a internacionalização da instituição, e políticas de inclusão de alunos de baixa renda e de estudantes com deficiência.
Desde 1982 está no CPS, onde foi professora de matemática, coordenadora de ciências e matemática, diretora de unidade, coordenadora de Ensino Técnico e chefe de Gabinete. Em 2004 assumiu a Superintendência da instituição.
Participa dos Conselhos Estadual de Educação de São Paulo (CEE/SP); de Curadores da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e do Conselho Superior de Estudos Nacionais e Política (Consep) da Fiesp.
Com mais de 40 anos de experiência na área da Educação, é formada em Licenciatura e Bacharelado em Matemática, complementados com Pedagogia e Administração Escolar. Cursou Especialização em Planejamento e Gestão da Educação Profissional na Faculdade de Educação da Unicamp.
Entre as conquistas como gestora do CPS, liderou a maior expansão da história da Educação Profissional e Tecnológica no Estado, saltando de 116 unidades, em 2003, para 307, sendo 228 Etecs e 79 Fatecs.
A inclusão social tornou-se uma das principais marcas da instituição: 77% dos alunos que ingressam nas Etecs e Fatecs vêm de escolas públicas e cerca de 80% têm renda familiar de até cinco salários mínimos.
Os cursos rápidos de qualificação profissional são mais um importante caminho de inclusão no CPS. Destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade, desempregadas, periféricas e com escolaridade básica incompleta, os cursos visam fomentar a inserção ou reinserção no mercado de trabalho e o empreendedorismo.
A internacionalização também consta no rol de suas realizações, com a criação da Assessoria de Relações Internacionais, área dedicada a desenvolver, implementar e consolidar projetos de cooperação internacional. Um dos principais projetos é o Intercâmbio Cultural, que leva alunos com melhor aproveitamento acadêmico das Etecs e Fatecs, para estudar durante quatro semanas no exterior.
Em outubro, em reconhecimento às conquistas obtidas em quatro décadas de trabalho dedicado às Etecs e Fatecs, recebeu o Prêmio Guerreiro da Educação, oferecido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com o Grupo Estado, e o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
(Atualizado em 29/10/2024)