presidente
Ghisleine Trigo Silveira
Saiba mais
Possui graduação em Ciências com habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1971), além de graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (1971), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2004). Coordenou o projeto de desenvolvimento dos conteúdos programáticos dos Cadernos dos Professores da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEDUC-SP), no período de 2007 a 2010. Foi coordenadora da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, no período de 2015 a julho de 2016. Atualmente participa de projetos educacionais e de avaliação institucional realizados por organizações não governamentais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento, Currículo e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Fundamental e Médio, Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental e Ensino em Saúde e Currículo.
vice-presidente
Katia Cristina Stocco Smole
Saiba mais
Doutora em em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de ensino de ciências e Matemática, possui mestrado em Educação, na área de didática na mesma instituição. Fez especialização e aperfeiçoamento em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, graduação em Bacharelado e licenciatura plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema. É diretora executiva do Instituto Reuna e fundadora do Instituto Mathema de formação e pesquisa. É conselheira do Conselho Estadual de Educação de São Paulo desde 2019. É associada do Todos Pela Educação. É membro da Rede de Líderes da Fundação Lemann e da Rede de Líderes Antirracistas da Mahin. Em 2018 recebeu a medalha Ordem Nacional do Mérito Educativo no grau Grande Oficial e em 2023, foi condecorada com a medalha MMDC Caetano de Campos, pelo reconhecimento de seu trabalho na educação paulista e frente ao instituto Reuna. Foi Secretária de Educação Básica no MEC e membro do Conselho Nacional de Educação. Foi professora de matemática de ensino médio na rede pública estadual de São Paulo, assessorou a elaboração do projeto pedagógico e de formação de professores da Rede Salesiana Brasil entre 2002 e 2015. Foi técnica de ensino e pesquisa no Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática no Instituto de Matemática e Estatística da USP (CAEM-IME-USP). Coordenou os cursos de especialização: Fundamentos do Ensino da Matemática em São Paulo e Desafios da Educação Infantil em Jundiaí, ambos em parceria com a Universidade de Franca-UNIFRAN. É autora de diversas publicações na área de atuação e em experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Novo Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular, Avaliação, Currículo, Formação de Professores e Educação Matemática. (ATUALIZADO EM 14/10/2025)
Ana Teresa Gavião Almeida Marques Mariotti
Saiba mais
Mestrado e Doutorado em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo.
Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidad Torcuato Di Tella, RedSolare (Argentina) e Reggio Children. Título “RECOGNITION PROCESS FOR TEACHER EDUCATORS ON THE REGGIO EMILIA APPROACH”, Reggio Emilia - Itália. Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Realização de Pesquisa nas Escolas de Educação Infantil de Reggio Emilia (2005 e 2008), durante o Mestrado e o Doutorado. Participação da Semana de Estudos no Centro Internacional Malaguzzi (2005, 2007, 2016 e 2017, 2019, 2022,2023) e do Network em Reggio Emilia, Itália (2022, 2023 e 2024).
Assessora de Creches da Secretaria Municipal de Jundiaí (2009–2012).
Autora e Revisora Técnica do Referencial Curricular Municipal para a Educação Infantil: Salvador (2015), Jundiaí (2013) e Currículo Paulista (2019).
Especialista de Bebês no Projeto da Revista Nova Escola (2018).
Revisora dos livros de Reggio Children: “Crianças, espaços e relações: como projetar ambientes para a educação infantil”(2013), “As cem linguagens em mini-histórias”, “Mosaico de Traços, Palavras e Matéria” (2022), “Sapato e Metro. Crianças e Medidas” (2024) e “Diálogos com Reggio Emilia”(2024).
Jurada do Prêmio Jabuti em Literatura Infantil, 2023.
Autora dos artigos “O que pensam aqueles que educam futuros educadores acerca do Exame Nacional de Cursos”? (2005); “Como educar meninas e meninos sem valorizar a educação dos próprios professores?”(2011); “Construindo experiências exitosas em Educação Infantil: as políticas públicas e o trabalho pedagógica das creches de Jundiaí”(2012), “Por uma ideia de criança nos tempos, espaços e com educadores que garantam sua infância” (2014) ; e “A linha do tempo do sentimento de infância” (2024).
Autora do livro “Documentação Pedagógica: caminhos para a continuidade e identidade da escola”(2019).
Área de atuação é em políticas públicas da infância, educação infantil, alfabetização e formação de professores de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
Diretora de Formação da Fundação Cintra Gordinho (desde 2013).
Atualmente é Membro do Network de Reggio Children-Itália e do Conselho Administrativo do Colégio Santa Cruz.
(Atualizado em 29/10/2024)
Cássia Regina Souza da Cruz
Saiba mais
Vida profissional dedicada à Educação. Há mais de 30 anos iniciou sua carreira como professora de Língua Portuguesa em escolas públicas da rede estadual de ensino e em escolas da rede privada. Ingressou no SENAI em 1999 como docente e depois passou a trabalhar como Especialista em Educação Profissional, Supervisora de Educação Profissional e, atualmente, como Gerente de Educação. É responsável pela definição de estratégias e soluções para os desafios da Educação Profissional, bem como planejamento, execução e monitoramento de ações educacionais realizadas em todas as unidades do SENAI distribuídas no estado de São Paulo. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e graduada em Letras, também realiza palestras, mentorias, workshops e mediações em painéis que tratam de Educação. Participa do Conselho Feminino da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP e é gestora do Programa de Formação de Educadores do SENAI-SP. (ATUALIZADO EM 01/10/2025)
Claudia Maria Costin
Saiba mais
Presidente do Instituto Salto e uma das mais respeitadas especialistas em educação do país. Fundou e dirigiu o Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. Foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial e foi membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Atuou como professora visitante na Faculdade de Educação de Stanford (2025) e, até 2022, na Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, tendo lecionado também na PUC-SP, no Insper e na Enap (Canadá). Foi ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária de Cultura do Estado de São Paulo e secretária de Educação do município do Rio de Janeiro. É cofundadora do movimento da sociedade civil Todos Pela Educação. Até 2024, foi do Conselho Administrativo da Qatar Foundation e do UIL-Unesco. (ATUALIZADO EM 07/10/2025)
É Diretor da Fundação Liceu Pasteur desde 2010, sendo Graduado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP e em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da USP, com MBA Executivo pelo Insper e Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Possui 35 anos de experiência nas áreas de Tecnologia e Educação, tendo atuado como Gestor, Consultor, Gerente Comercial e Engenheiro de Software em diferentes organizações nacionais e internacionais. É fluente em Francês, Inglês e Espanhol. Foi nomeado Cavaleiro da Ordem das Palmas Acadêmicas pelo Ministério da Educação Nacional da República Francesa em 2018. Participou de Seminário Bilingue promovido pelo Centre International d’Études Pédagogiques em Sèvres, França, em 2010, de seminários de Governança organizados pela Agência do Ensino Francês no Exterior no Rio de Janeiro em 2017 e na Cidade do México em 2019, de Cursos de Educação Executiva no Insper (Business Dynamics em 2012 e Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos em 2013), de Curso de Roteiro Audiovisual ministrado pelo CINUSP na Escola de Comunicações e Artes da USP em 2002 e de Encontros e seminários promovidos pela Associação Paulista de Fundações, na qual foi Presidente da Comissão Organizadora do Prêmio Pedro Kassab entre 2011 a 2018. Organizou eventos, realizou palestras e participou de diversos eventos sobre Segurança da Informação no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Estados Unidos entre 1997 e 2002. Foi membro do Comitê de Tecnologia da Câmara Americana de Comércio de São Paulo entre 1999 e 2003, do grupo de trabalho para padronização de smart cards do Comitê Metro-Ferroviário da ABNT entre 1996 e 1999 e do Conselho da Casa da Cultura Francesa - Aliança Francesa de 2012 a 2024.
(Atualizado em 29/10/2024)
Jair Ribeiro da Silva Neto
Saiba mais
É fundador e presidente da Associação Parceiros da Educação e da Casa do Saber S.A. É também membro do Conselho Estadual da Educação do Estado de São Paulo, e dos Conselhos Consultivos do Todos pela Educação e do Instituto Superação. Iniciou sua carreira como advogado no escritório Pinheiro Neto Advogados. Em 1987, cofundou e assumiu o cargo de CEO do Banco Patrimônio, importante banco de investimentos brasileiro associado à Salomon Brothers (NY), liderando sua venda ao Banco JP Morgan Chase em 2000. Na sequência, atuou como presidente do Banco Chase Manhattan Brasil e como Managing Director da área internacional de renda variável do JP Morgan em Nova York (2000 a 2003). Em 2005, cofundou e assumiu como CEO da CPM Braxis S.A., que na época chegou a ser maior empresa de serviços de TI de controle nacional, com mais de 7 mil funcionários, até a sua venda ao conglomerado francês Capgemini em 2010. Entre 2011 e 2018, atuou como Co-CEO e acionista do Banco Indusval S.A. De 2005 a 2020, também foi diretor e acionista da Sertrading S.A., uma das maiores empresas brasileiras de comércio exterior. A Associação Parceiros da Educação é uma organização não governamental que estrutura parcerias entre empresas do setor privado e escolas públicas, presente em mais de 740 escolas públicas do estado de São Paulo, com um impacto direto em aproximadamente 480 mil alunos. É formado em Direito pela Universidade de São Paulo (1982), em Economia pela FAAP (1982), e tem mestrado em Direito pela Universidade da Califórnia – Berkeley (1984). Foi visiting scholar na Faculdade de Educação da Universidade de Stanford, California (2019) e se formou como fellow do programa Advanced Leadership Initiative na Universidade de Harvard (2024-2025), com foco em políticas educacionais. (ATUALIZADO EM 07/10/2025)
À frente do Centro Paula Souza (CPS), maior instituição estadual de educação profissional da América Latina, Laura Laganá é responsável pela expansão das Etecs e Fatecs, levando cursos técnicos e tecnológicos a 345 municípios de todas as regiões do Estado de São Paulo. Ao longo de sua gestão, tem promovido uma ampla política de parcerias com o setor produtivo, a internacionalização da instituição, e políticas de inclusão de alunos de baixa renda e de estudantes com deficiência.
Desde 1982 está no CPS, onde foi professora de matemática, coordenadora de ciências e matemática, diretora de unidade, coordenadora de Ensino Técnico e chefe de Gabinete. Em 2004 assumiu a Superintendência da instituição.
Participa dos Conselhos Estadual de Educação de São Paulo (CEE/SP); de Curadores da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e do Conselho Superior de Estudos Nacionais e Política (Consep) da Fiesp.
Com mais de 40 anos de experiência na área da Educação, é formada em Licenciatura e Bacharelado em Matemática, complementados com Pedagogia e Administração Escolar. Cursou Especialização em Planejamento e Gestão da Educação Profissional na Faculdade de Educação da Unicamp.
Entre as conquistas como gestora do CPS, liderou a maior expansão da história da Educação Profissional e Tecnológica no Estado, saltando de 116 unidades, em 2003, para 307, sendo 228 Etecs e 79 Fatecs.
A inclusão social tornou-se uma das principais marcas da instituição: 77% dos alunos que ingressam nas Etecs e Fatecs vêm de escolas públicas e cerca de 80% têm renda familiar de até cinco salários mínimos.
Os cursos rápidos de qualificação profissional são mais um importante caminho de inclusão no CPS. Destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade, desempregadas, periféricas e com escolaridade básica incompleta, os cursos visam fomentar a inserção ou reinserção no mercado de trabalho e o empreendedorismo.
A internacionalização também consta no rol de suas realizações, com a criação da Assessoria de Relações Internacionais, área dedicada a desenvolver, implementar e consolidar projetos de cooperação internacional. Um dos principais projetos é o Intercâmbio Cultural, que leva alunos com melhor aproveitamento acadêmico das Etecs e Fatecs, para estudar durante quatro semanas no exterior.
Em outubro, em reconhecimento às conquistas obtidas em quatro décadas de trabalho dedicado às Etecs e Fatecs, recebeu o Prêmio Guerreiro da Educação, oferecido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com o Grupo Estado, e o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
(Atualizado em 29/10/2024)
Maria Eduarda Queiroz de Moraes Sawaya
Saiba mais
Formada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Recebeu uma bolsa integral da Universidade de Michigan para realizar o seu MBA, onde se formou com distinção. Iniciou sua carreira em consultoria e, apaixonada por educação, logo verteu para a área, atuando na educação privada desde 2002. É fundadora e diretora da Beacon School, escola certificada como uma IB World School, em São Paulo. É presidente da ABEPAR – Associação Brasileira de Escolas Particulares e membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, onde atua em prol das políticas públicas educacionais. Fluente em inglês, francês e português.
Mauro de Salles Aguiar
Saiba mais
Formação Superior:
▪ Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-SP;
▪ PGA (Programa de Gestão Avançada) pela Fundação Dom Cabral e INSEAD (The European Insittute of Business Administrator), campus Fontainebleau, França – 2008;
▪ PDC (Programa de Desenvolvimento de Conselheiros) pela Fundação Dom Cabral – 2019.
Experiência:
▪ Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), no 8º mandato;
▪ Membro do Conselho de Curadores da FECAP;
▪ Membro da Comissão Externa de Avaliação (CEA) do Insper;
▪ Membro do Conselho da ABEPAR (Associação Brasileira de Escolas Particulares);
▪ Membro do Conselho da Associação Alumni;
▪ Membro do Comitê Coordenador PEA/Brasil – Unesco;
▪ Membro do Conselho Consultivo da Creche Baroneza de Limeira.
Vastí Ferrari Marques
Saiba mais
Nasceu em Jundiaí em 12 de junho de 1964, é mãe de Luca e casada com Luiz Carlos. Tem ainda sua filha do coração, Ana Paula, sua enteada, o genro Joshua e quatro netas. É mestra em Educação na linha Política, Planejamento, Gestão e Avaliação da Educação Básica pela UNICAMP. É sócia proprietária da LíDERE, gestão inovadora em educação e atualmente é consultora em grandes fundações como a Van Leer, pela Rede Urban95, Itaú Social, Instituto Alana, Gaia Social, Grupo Asas, além de várias prefeituras do país. Foi Gestora de Educação de Jundiaí de 2017 a 2024 onde se aposentou após 40 anos dedicados a educação pública de qualidade, na mesma cidade. Participou de várias missões técnicas na Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos, entre outras com o objetivo de conhecer e entender as intervenções urbanas e parques naturalizados estabelecendo uma relação intrínseca com desenvolvimento holístico do ser humano, a partir da Educação Baseada na Natureza, especialmente na primeira infância. A inspiração trouxe para Jundiaí projetos educacionais de alta performance dentro do Programa Escola Inovadora com o qual recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Nesse período, entre tantos programas e projetos, destacam-se: A implementação, na Rede Municipal de Ensino, do Programa Escola Inovadora. Criação, projetação e implementação do CIEMPI –Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância “Rubem Alves”, o primeiro e, até agora, único centro internacional regido pela municipalidade no Brasil. Organização do Currículo Jundiaiense da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos. Criação e organização da metodologia de “Desemparedamento da Escola” implementado a partir de 2020 como resposta pedagógica aos desafios da COVID. Foi diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Prefeitura de Jundiaí de 2009 a 2012. Atuou na docência e gestão de escolas da rede municipal, onde trabalhou por 38 anos como funcionária pública até se aposentar em 2018. Atuou como professora de classe especial para deficientes auditivos e por muitos anos como professora de educação infantil. Possui Mestrado pela UNICAMP/Campinas (2020), na linha de Pesquisa Política, Planejamento, Gestão e Avaliação da educação básica. Curso Internacional sobre Urbanismo e Infâncias pela London School Economic & Urban Academy, em Londres. Curso Internacional de Ciências comportamentais para o desenvolvimento da primeira infância – INSEAD- França/ Fundação Van Leer. Especialização em Geografia pela USP/SP. Especialização em Deficientes Auditivos pela FMU/ SP. Pós-graduação em Metodologias de Ensino, Sociologia e Filosofia pelas Faculdades Claretianas/ Batatais. Licenciatura em Pedagogia pela UniAnchieta/ Jundiaí. (ATUALIZADO EM 17/10/2025)