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Estrutura administrativa

A organização administrativa do Conselho Estadual de Educação de São Paulo é composta pelas áreas de Assessoria Jurídica, Apoio Administrativo, Equipe Técnica, Equipe Tecnológica e Secretaria.

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Composição do Colegiado

Conheça os(as) Conselheiros(as) que integram as Câmaras de Educação Básica e Superior e as Comissões de Planejamento e de Legislação e Normas.
Clique em “Saiba mais” para saber detalhes sobre a formação e atuação de cada um(a) deles(as).

presidência

presidente
Maria Helena Guimarães de Castro
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Socióloga, Mestre em Ciência Política pela Unicamp, Especialista em Avaliação de Políticas Públicas (Universidade de Grenoble,1989), professora aposentada da UNICAMP. Atualmente é Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional do Instituto de Estudos Avançados da USP, polo Ribeirão Preto. Embaixadora do PISA para Escolas no Brasil e membro do Conselho Consultivo da Organização dos Estados Ibero Americanos/OEI. Foi presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional/ABAVE (2020-2023), presidente do Conselho Nacional de Educação e conselheira da Câmara de Educação Básica/CNE (2018-2022). Foi Secretária Executiva do Ministério da Educação e presidente do Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular/BNCC (2016-2018). Atuou no governo do Estado de São Paulo de 2003 a 2016. Foi Secretária Estadual de Educação de São Paulo; Secretária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento; Secretária de Desenvolvimento Social e Diretora executiva da Fundação SEADE. No governo federal, foi presidente do INEP de 1995 a 2002 e Secretária Executiva do Ministério de Educação, sendo responsável pela reformulação do SAEB, implantação do ENEM e do Provão, organização do Sistema de Estatísticas Educacionais e implantação do PISA no Brasil. Foi Secretária Municipal de Educação de Campinas e presidente nacional da Undime (1993-1995). Entre 1987 e 1992, foi Diretora-Adjunta do Núcleo de Políticas Públicas/NEPP da Unicamp e coordenadora do Relatório Anual sobre a Situação Social do País. Distinguida com diversos títulos e medalhas: medalha de Grande Oficial da Ordem do Mérito Educativo, 2018; Medalha de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, 2002; Medalha de Comendador da Ordem do Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores, 2000; Medalha de Comendador da Ordem do Mérito Educativo da Presidência da República, 2001 e Medalha Fernando de Azevedo - Educador do Ano 2000 – da Academia Brasileira de Educação. Participou de comitês da UNESCO e da OECD. Participa de conselhos de organizações da sociedade civil: membro do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular; do Todos pela Educação; do Edulab21; do Instituto Península; do IEDE/Interdisciplinaridade e Evidencias no Debate Educacional; da Fundação CAED; do Instituto Alicerce e da Fundação Cesgranrio. Membro titular da Academia Brasileira de Educação, cadeira no. 23 (patrono José Augusto Bezerra de Medeiros). Membro titular da Academia Paulista de Educação, cadeira no. 33 (patrono Manoel Lourenço Filho). Organizou vários livros; publicou mais de 50 artigos e capítulos de livros sobre educação e políticas públicas no Brasil.

(Atualizado em 29/10/2024)

vice-presidente
Roque Theophilo Júnior
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Bacharel em Direito (1982) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com título de Especialização em Direito Político, Administrativo e Financeiro pela mesma instituição. É especialista lato sensu em Didática do Ensino Superior pela Universidade Mackenzie (1991). Também é graduado em Engenharia pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie (1981), bem como Bacharel em Administração (Curso Especial – MBA) pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Mackenzie (1984). É mestre e doutor pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo fundamentado sua tese no tema “Telecomunicações, globalização e privatização – Fundamentos holísticos do caso brasileiro”. Atualmente é professor titular e coordenador do curso de Direito no campus Campinas da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É ex-corregedor geral e ex-chefe de gabinete da Reitoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Exerce a banca em escritório próprio de advocacia, atuando na prestação de serviços de assessoria e consultoria, e no contencioso. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público e em Direito Educacional.

CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

presidente
Ghisleine Trigo Silveira
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Possui graduação em Ciências com habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1971), além de graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (1971), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2004). Coordenou o projeto de desenvolvimento dos conteúdos programáticos dos Cadernos dos Professores da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEDUC-SP), no período de 2007 a 2010. Foi coordenadora da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, no período de 2015 a julho de 2016. Atualmente participa de projetos educacionais e de avaliação institucional realizados por organizações não governamentais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento, Currículo e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Fundamental e Médio, Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental e Ensino em Saúde e Currículo.
vice-presidente
Katia Cristina Stocco Smole
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Doutora em em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de ensino de ciências e Matemática, possui mestrado em Educação, na área de didática na mesma instituição. Fez especialização e aperfeiçoamento em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, graduação em Bacharelado e licenciatura plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema. É diretora executiva do Instituto Reuna e fundadora do Instituto Mathema de formação e pesquisa. É conselheira do Conselho Estadual de Educação de São Paulo desde 2019. É associada do Todos Pela Educação. É membro da Rede de Líderes da Fundação Lemann e da Rede de Líderes Antirracistas da Mahin. Em 2018 recebeu a medalha Ordem Nacional do Mérito Educativo no grau Grande Oficial e em 2023, foi condecorada com a medalha MMDC Caetano de Campos, pelo reconhecimento de seu trabalho na educação paulista e frente ao instituto Reuna. Foi Secretária de Educação Básica no MEC e membro do Conselho Nacional de Educação. Foi professora de matemática de ensino médio na rede pública estadual de São Paulo, assessorou a elaboração do projeto pedagógico e de formação de professores da Rede Salesiana Brasil entre 2002 e 2015. Foi técnica de ensino e pesquisa no Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática no Instituto de Matemática e Estatística da USP (CAEM-IME-USP). Coordenou os cursos de especialização: Fundamentos do Ensino da Matemática em São Paulo e Desafios da Educação Infantil em Jundiaí, ambos em parceria com a Universidade de Franca-UNIFRAN. É autora de diversas publicações na área de atuação e em experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Novo Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular, Avaliação, Currículo, Formação de Professores e Educação Matemática. (ATUALIZADO EM 14/10/2025)
Ana Teresa Gavião Almeida Marques Mariotti
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Mestrado e Doutorado em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo. Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidad Torcuato Di Tella, RedSolare (Argentina) e Reggio Children. Título “RECOGNITION PROCESS FOR TEACHER EDUCATORS ON THE REGGIO EMILIA APPROACH”, Reggio Emilia - Itália. Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realização de Pesquisa nas Escolas de Educação Infantil de Reggio Emilia (2005 e 2008), durante o Mestrado e o Doutorado. Participação da Semana de Estudos no Centro Internacional Malaguzzi (2005, 2007, 2016 e 2017, 2019, 2022,2023) e do Network em Reggio Emilia, Itália (2022, 2023 e 2024). Assessora de Creches da Secretaria Municipal de Jundiaí (2009–2012). Autora e Revisora Técnica do Referencial Curricular Municipal para a Educação Infantil: Salvador (2015), Jundiaí (2013) e Currículo Paulista (2019). Especialista de Bebês no Projeto da Revista Nova Escola (2018). Revisora dos livros de Reggio Children: “Crianças, espaços e relações: como projetar ambientes para a educação infantil”(2013), “As cem linguagens em mini-histórias”, “Mosaico de Traços, Palavras e Matéria” (2022), “Sapato e Metro. Crianças e Medidas” (2024) e “Diálogos com Reggio Emilia”(2024). Jurada do Prêmio Jabuti em Literatura Infantil, 2023. Autora dos artigos “O que pensam aqueles que educam futuros educadores acerca do Exame Nacional de Cursos”? (2005); “Como educar meninas e meninos sem valorizar a educação dos próprios professores?”(2011); “Construindo experiências exitosas em Educação Infantil: as políticas públicas e o trabalho pedagógica das creches de Jundiaí”(2012), “Por uma ideia de criança nos tempos, espaços e com educadores que garantam sua infância” (2014) ; e  “A linha do tempo do sentimento de infância” (2024). Autora do livro “Documentação Pedagógica: caminhos para a continuidade e identidade da escola”(2019). Área de atuação é em políticas públicas da infância, educação infantil, alfabetização e formação de professores de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Diretora de Formação da Fundação Cintra Gordinho (desde 2013). Atualmente é Membro do Network de Reggio Children-Itália e do Conselho Administrativo do Colégio Santa Cruz.

(Atualizado em 29/10/2024)

Cássia Regina Souza da Cruz
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Vida profissional dedicada à Educação. Há mais de 30 anos iniciou sua carreira como professora de Língua Portuguesa em escolas públicas da rede estadual de ensino e em escolas da rede privada. Ingressou no SENAI em 1999 como docente e depois passou a trabalhar como Especialista em Educação Profissional, Supervisora de Educação Profissional e, atualmente, como Gerente de Educação. É responsável pela definição de estratégias e soluções para os desafios da Educação Profissional, bem como planejamento, execução e monitoramento de ações educacionais realizadas em todas as unidades do SENAI distribuídas no estado de São Paulo. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e graduada em Letras, também realiza palestras, mentorias, workshops e mediações em painéis que tratam de Educação. Participa do Conselho Feminino da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP e é gestora do Programa de Formação de Educadores do SENAI-SP. (ATUALIZADO EM 01/10/2025)
Claudia Maria Costin
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Presidente do Instituto Salto e uma das mais respeitadas especialistas em educação do país. Fundou e dirigiu o Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. Foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial e foi membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Atuou como professora visitante na Faculdade de Educação de Stanford (2025) e, até 2022, na Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, tendo lecionado também na PUC-SP, no Insper e na Enap (Canadá). Foi ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária de Cultura do Estado de São Paulo e secretária de Educação do município do Rio de Janeiro. É cofundadora do movimento da sociedade civil Todos Pela Educação. Até 2024, foi do Conselho Administrativo da Qatar Foundation e do UIL-Unesco. (ATUALIZADO EM 07/10/2025)
Claudio Kassab
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É Diretor da Fundação Liceu Pasteur desde 2010, sendo Graduado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP e em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da USP, com MBA Executivo pelo Insper e Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Possui 35 anos de experiência nas áreas de Tecnologia e Educação, tendo atuado como Gestor, Consultor, Gerente Comercial e Engenheiro de Software em diferentes organizações nacionais e internacionais. É fluente em Francês, Inglês e Espanhol. Foi nomeado Cavaleiro da Ordem das Palmas Acadêmicas pelo Ministério da Educação Nacional da República Francesa em 2018. Participou de Seminário Bilingue promovido pelo Centre International d’Études Pédagogiques em Sèvres, França, em 2010, de seminários de Governança organizados pela Agência do Ensino Francês no Exterior no Rio de Janeiro em 2017 e na Cidade do México em 2019, de Cursos de Educação Executiva no Insper (Business Dynamics em 2012 e Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos em 2013), de Curso de Roteiro Audiovisual ministrado pelo CINUSP na Escola de Comunicações e Artes da USP em 2002 e de Encontros e seminários promovidos pela Associação Paulista de Fundações, na qual foi Presidente da Comissão Organizadora do Prêmio Pedro Kassab entre 2011 a 2018. Organizou eventos, realizou palestras e participou de diversos eventos sobre Segurança da Informação no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Estados Unidos entre 1997 e 2002. Foi membro do Comitê de Tecnologia da Câmara Americana de Comércio de São Paulo entre 1999 e 2003, do grupo de trabalho para padronização de smart cards do Comitê Metro-Ferroviário da ABNT entre 1996 e 1999 e do Conselho da Casa da Cultura Francesa - Aliança Francesa de 2012 a 2024.

(Atualizado em 29/10/2024)

Jair Ribeiro da Silva Neto
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É fundador e presidente da Associação Parceiros da Educação e da Casa do Saber S.A. É também membro do Conselho Estadual da Educação do Estado de São Paulo, e dos Conselhos Consultivos do Todos pela Educação e do Instituto Superação. Iniciou sua carreira como advogado no escritório Pinheiro Neto Advogados. Em 1987, cofundou e assumiu o cargo de CEO do Banco Patrimônio, importante banco de investimentos brasileiro associado à Salomon Brothers (NY), liderando sua venda ao Banco JP Morgan Chase em 2000. Na sequência, atuou como presidente do Banco Chase Manhattan Brasil e como Managing Director da área internacional de renda variável do JP Morgan em Nova York (2000 a 2003). Em 2005, cofundou e assumiu como CEO da CPM Braxis S.A., que na época chegou a ser maior empresa de serviços de TI de controle nacional, com mais de 7 mil funcionários, até a sua venda ao conglomerado francês Capgemini em 2010. Entre 2011 e 2018, atuou como Co-CEO e acionista do Banco Indusval S.A. De 2005 a 2020, também foi diretor e acionista da Sertrading S.A., uma das maiores empresas brasileiras de comércio exterior. A Associação Parceiros da Educação é uma organização não governamental que estrutura parcerias entre empresas do setor privado e escolas públicas, presente em mais de 740 escolas públicas do estado de São Paulo, com um impacto direto em aproximadamente 480 mil alunos. É formado em Direito pela Universidade de São Paulo (1982), em Economia pela FAAP (1982), e tem mestrado em Direito pela Universidade da Califórnia – Berkeley (1984). Foi visiting scholar na Faculdade de Educação da Universidade de Stanford, California (2019) e se formou como fellow do programa Advanced Leadership Initiative na Universidade de Harvard (2024-2025), com foco em políticas educacionais. (ATUALIZADO EM 07/10/2025)
Laura Laganá
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À frente do Centro Paula Souza (CPS), maior instituição estadual de educação profissional da América Latina, Laura Laganá é responsável pela expansão das Etecs e Fatecs, levando cursos técnicos e tecnológicos a 345 municípios de todas as regiões do Estado de São Paulo. Ao longo de sua gestão, tem promovido uma ampla política de parcerias com o setor produtivo, a internacionalização da instituição, e políticas de inclusão de alunos de baixa renda e de estudantes com deficiência. Desde 1982 está no CPS, onde foi professora de matemática, coordenadora de ciências e matemática, diretora de unidade, coordenadora de Ensino Técnico e chefe de Gabinete. Em 2004 assumiu a Superintendência da instituição. Participa dos Conselhos Estadual de Educação de São Paulo (CEE/SP); de Curadores da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e do Conselho Superior de Estudos Nacionais e Política (Consep) da Fiesp. Com mais de 40 anos de experiência na área da Educação, é formada em Licenciatura e Bacharelado em Matemática, complementados com Pedagogia e Administração Escolar. Cursou Especialização em Planejamento e Gestão da Educação Profissional na Faculdade de Educação da Unicamp. Entre as conquistas como gestora do CPS, liderou a maior expansão da história da Educação Profissional e Tecnológica no Estado, saltando de 116 unidades, em 2003, para 307, sendo 228 Etecs e 79 Fatecs. A inclusão social tornou-se uma das principais marcas da instituição: 77% dos alunos que ingressam nas Etecs e Fatecs vêm de escolas públicas e cerca de 80% têm renda familiar de até cinco salários mínimos. Os cursos rápidos de qualificação profissional são mais um importante caminho de inclusão no CPS. Destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade, desempregadas, periféricas e com escolaridade básica incompleta, os cursos visam fomentar a inserção ou reinserção no mercado de trabalho e o empreendedorismo. A internacionalização também consta no rol de suas realizações, com a criação da Assessoria de Relações Internacionais, área dedicada a desenvolver, implementar e consolidar projetos de cooperação internacional. Um dos principais projetos é o Intercâmbio Cultural, que leva alunos com melhor aproveitamento acadêmico das Etecs e Fatecs, para estudar durante quatro semanas no exterior. Em outubro, em reconhecimento às conquistas obtidas em quatro décadas de trabalho dedicado às Etecs e Fatecs, recebeu o Prêmio Guerreiro da Educação, oferecido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com o Grupo Estado, e o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

(Atualizado em 29/10/2024)

Maria Eduarda Queiroz de Moraes Sawaya
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Formada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Recebeu uma bolsa integral da Universidade de Michigan para realizar o seu MBA, onde se formou com distinção. Iniciou sua carreira em consultoria e, apaixonada por educação, logo verteu para a área, atuando na educação privada desde 2002. É fundadora e diretora da Beacon School, escola certificada como uma IB World School, em São Paulo. É presidente da ABEPAR – Associação Brasileira de Escolas Particulares e membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, onde atua em prol das políticas públicas educacionais. Fluente em inglês, francês e português.
Mauro de Salles Aguiar
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Formação Superior: ▪ Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-SP; ▪ PGA (Programa de Gestão Avançada) pela Fundação Dom Cabral e INSEAD (The European Insittute of Business Administrator), campus Fontainebleau, França – 2008; ▪ PDC (Programa de Desenvolvimento de Conselheiros) pela Fundação Dom Cabral – 2019. Experiência: ▪ Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), no 8º mandato; ▪ Membro do Conselho de Curadores da FECAP; ▪ Membro da Comissão Externa de Avaliação (CEA) do Insper; ▪ Membro do Conselho da ABEPAR (Associação Brasileira de Escolas Particulares); ▪ Membro do Conselho da Associação Alumni; ▪ Membro do Comitê Coordenador PEA/Brasil – Unesco; ▪ Membro do Conselho Consultivo da Creche Baroneza de Limeira.
Vastí Ferrari Marques
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Nasceu em Jundiaí em 12 de junho de 1964, é mãe de Luca e casada com Luiz Carlos. Tem ainda sua filha do coração, Ana Paula, sua enteada, o genro Joshua e quatro netas. É mestra em Educação na linha Política, Planejamento, Gestão e Avaliação da Educação Básica pela UNICAMP. É sócia proprietária da LíDERE, gestão inovadora em educação e atualmente é consultora em grandes fundações como a Van Leer, pela Rede Urban95, Itaú Social, Instituto Alana, Gaia Social, Grupo Asas, além de várias prefeituras do país. Foi Gestora de Educação de Jundiaí de 2017 a 2024 onde se aposentou após 40 anos dedicados a educação pública de qualidade, na mesma cidade. Participou de várias missões técnicas na Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos, entre outras com o objetivo de conhecer e entender as intervenções urbanas e parques naturalizados estabelecendo uma relação intrínseca com desenvolvimento holístico do ser humano, a partir da Educação Baseada na Natureza, especialmente na primeira infância. A inspiração trouxe para Jundiaí projetos educacionais de alta performance dentro do Programa Escola Inovadora com o qual recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Nesse período, entre tantos programas e projetos, destacam-se: A implementação, na Rede Municipal de Ensino, do Programa Escola Inovadora. Criação, projetação e implementação do CIEMPI –Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância “Rubem Alves”, o primeiro e, até agora, único centro internacional regido pela municipalidade no Brasil. Organização do Currículo Jundiaiense da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos. Criação e organização da metodologia de “Desemparedamento da Escola” implementado a partir de 2020 como resposta pedagógica aos desafios da COVID. Foi diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Prefeitura de Jundiaí de 2009 a 2012. Atuou na docência e gestão de escolas da rede municipal, onde trabalhou por 38 anos como funcionária pública até se aposentar em 2018. Atuou como professora de classe especial para deficientes auditivos e por muitos anos como professora de educação infantil. Possui Mestrado pela UNICAMP/Campinas (2020), na linha de Pesquisa Política, Planejamento, Gestão e Avaliação da educação básica. Curso Internacional sobre Urbanismo e Infâncias pela London School Economic & Urban Academy, em Londres. Curso Internacional de Ciências comportamentais para o desenvolvimento da primeira infância – INSEAD- França/ Fundação Van Leer. Especialização em Geografia pela USP/SP. Especialização em Deficientes Auditivos pela FMU/ SP. Pós-graduação em Metodologias de Ensino, Sociologia e Filosofia pelas Faculdades Claretianas/ Batatais. Licenciatura em Pedagogia pela UniAnchieta/ Jundiaí. (ATUALIZADO EM 17/10/2025)

CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

presidente
Hubert Alquéres
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Foi presidente do Conselho Estadual de Educação (SP), é membro da Academia Paulista de Educação e vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro. Foi secretário adjunto da Secretaria de Estado da Educação durante o governo Mario Covas (1995-2002) e secretário da Secretaria de Estado da Educação (2022). Foi professor no Colégio Bandeirantes, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e na Escola de Engenharia Mauá. Presidiu a Imprensa Oficial do Estado.
vice-presidente
Eliana Martorano Amaral
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Médica graduada na Faculdade de Medicina de Jundiaí, residência, mestrado e doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutorado na London Schoool of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) em Saúde Sexual e Reprodutiva. Especializações na Foundation for Advancement at Medical Education and Research (FAIMER)/USA e no programa Academic Leadership on Academic Medicine (ELAM), na Drexel University/USA. É professora-titular de Obstetrícia, coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa para Educação na Saúde (Napes) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Vice-presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, 2024-2025 e ex-presidente, 2022-2024. Vice-presidente da Comissão Especializada de Pré-Natal da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), 2024-2026. É membro da Academia Paulista de Educação. Presidente do Global Advisory Committee (GAC) do National Board of Medical Examiners – NBME/USA, 2022-2026. Atua como facilitadora internacional do Faimer Institute–Philadelphia/USA e compõe o Research Project Review Panel – RP2 da Organização Mundial da Saúde. Foi Pró-Reitora de Graduação da Unicamp (2017-21) e assessora desta pró-reitoria (2013-2014). Atuou como co-diretora do Instituto Regional de Desenvolvimento Docente para as Profissões da Saúde Faimer-Brasil (2007-2017). Foi membro fundadora do Comitê de Desenvolvimento Docente da Association for Medical Education in Europe (AMEE). Foi coordenadora do Comitê para o exame de suficiência Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia – TEGO, 2007-2009. É membro do comitê organizador da conferência Med Ed on the Edge–Future Trends and Current Controversies in Medical Education, do Karolinska Institute-Sweden e do Comitê de Especialistas do Projeto de Formação Médica para o Brasil, da ABEM, Ministério da Saúde e Educação e OPAS. Foi membro do júri do Prêmio jabuti em 2024 e 2023 e do Prêmio jabuti Acadêmico de 2024. Foi júri do prêmio Petér Murányi - categoria Saúde em 2022. Recebeu prêmios e condecorações pela sua contribuição na formação de profissionais da saúde e como especialista em Obstetrícia. Entusiasta de arte e cultura.

(Atualizado em 29/10/2024)

Amadeu Moura Bego
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Possui Licenciatura em Química (2005) e mestrado em Química Inorgânica (2007) pelo Instituto de Química da UNESP, Câmpus de Araraquara, SP; é doutor em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências (2013) da UNESP, Câmpus de Bauru, SP. Tem pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP de São Paulo (2017). Atuou como Professor Visitante na Harvard Graduate School of Education no ano de 2020. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Química Analítica, Físico-Química e Inorgânica (QAFI) e professor do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da Unesp, Câmpus Araraquara, SP. Em 2016, recebeu o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques da Fundação Carlos Chagas como melhor experiência educativa inovadora para formação de professores. Atuou como coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede (PROFQUI-Araraquara) entre 2017 e 2021. No período de 2014 a 2018, foi coordenador da área de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Unesp de Araraquara. Entre os anos de 2021 e 2023, foi tutor do Grupo PET Química da Unesp de Araraquara. Atuou como Assessor da Pró-reitoria de Graduação da Unesp na Gestão 2021-2024. É membro de Comitê Editorial e árbitro em diversas revistas nacionais e internacionais das áreas de educação e de educação em ciências. (ATUALIZADO EM 01/10/2025)
Anderson Ribeiro Correia
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Diretor-Presidente no IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Foi Diretor-Executivo, responsável pelas áreas de Inovação, Novos Negócios e IPT Open. Titular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, tendo ocupado previamente diversas funções no instituto, como Reitor (em 2 mandatos), Pró-reitor de Extensão e Cooperação e Chefe de Departamento. Ex-presidente da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Atual membro do Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira - AEB. Foi membro do Conselho Deliberativo e é atual pesquisador do CNPQ, nível 1B. Presidente do Conselho de Administração da Faculdade Cristã da Cidade. Assessor ad-hoc da CAPES, FAPESP e CNPQ. Editor Associado da Revista Transportes. Editor convidado do Periódico Frontiers in Future Transportation. Revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Membro de comitês do Transportation Research Board - USA. Foi Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo. Professor Honoris Causa pela UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais, outorgado no aniversário de 109 anos da universidade. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2000) e doutorado em Engenharia de Transportes - University of Calgary (2004) - Canadá. É membro de vários conselhos profissionais na área de educação, ciência, tecnologia e inovação, junto a FIESP, CNI, Parque Tecnológico de São José dos Campos, IPPLAN e outros. (ATUALIZADO EM 07/10/2025)
Cláudio Mansur Salomão
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Graduado em Ciências Jurídicas/Administração/ Jornalismo. É consultor legal e diretor honorário da Federal Latino Americana dos Estabelecimentos de Ensino Privado (FAEPLA). É consultor legal da Confederação Mundial dos Estabelecimentos Privados de Ensino (COMEP). É diretor da entidade mantenedora do Colégio Objetivo da cidade de Avaré (SP). É diretor-presidente da Associação Educacional do Vale da Jurumirim – entidade mantenedora da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Vale da Jurumirim – Faculdade Eduvale (Avaré, SP). É vice-presidente da Associação Paulista de Imprensa (API) e foi diretor educacional da mesma entidade (2016-2020). É diretor da Rádio Jovem Pan (Avaré, SP) e ocupa o mesmo cargo na Rádio Eduvale FM (Pirajuí, SP) e na Do Vale TV de Avaré. Foi o brasileiro mais novo a ser indicado e nomeado para fazer parte da Diretoria da Federal Latino Americana dos Estabelecimentos de Ensino Privado (FAEPLA) e Confederação Mundial dos Estabelecimentos Privados de Ensino (COMEP). Foi membro efetivo do Conselho Municipal de Educação da Estância Turística de Avaré no biênio 2009/2011. Foi consultor legal dos seguintes sindicatos de estabelecimentos de ensino privados brasileiros: SIEEESP, SEMESP, SINEPE/SC, SINEPE/PR, SINEPE/CE, SINEPE/AM. (ATUALIZADO EM 06/10/2025)
Décio Lencioni Machado
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Décio Lencioni Machado - Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie,  pós-graduado em Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Educacional pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS). Foi professor e coordenador do curso de Direito Educacional do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e Diretor Jurídico da Universidade Bandeirante de São Paulo – UNIBAN. Sócio-fundador do Lencioni Machado Sociedade de Advogados, escritório atualmente associado ao Angelico Advogados, constituído em 2021 o Angelico e Lencioni Machado Advogados.

(Atualizado em 29/10/2024)

Juliana Velho
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Advogada, graduada em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (1996), com pós-graduação em Direito Processual Civil pela FADISP (2010). Possui cursos de especialização em Contratos pela Fundação Getúlio Vargas (2020), em Mediação pela OAB/SP, e em Sistemas Judiciais Comparativos pela Università di Napoli Federico II (Itália). Ao longo de 30 anos de carreira, acumulou experiência nas áreas pública e privada, especialmente em contratos, gestão de estratégias e consultivo empresarial, quando trabalhou na Construtora Andrade Gutierrez. No setor público, exerceu funções de destaque, como Subsecretária de Ações Governamentais e Assessora Especial do Governador do Estado de São Paulo. Desde setembro de 2024 é Chefe de Gabinete da Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo, onde atua na coordenação administrativa, contratos, articulação política e institucional, e gestão de equipes e projetos estratégicos. (ATUALIZADO EM 01/10/2025)
Marcos Sidnei Bassi
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Doutor em Ciências Socias – Sociologia pela PUC-SP (2012), mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas/SP (1995). Possui graduação em Direito pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2009), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1987). Exerceu a função de reitor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), presidiu a Associação das Instituições Municipais (AIMES/SP). Presidiu a Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (ANIMES). Presidiu a Associação de Universidades da América Latina e o Caribe para a Integração (AUALCPI). Foi vice-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Exerceu a função de conselheiro no Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE-SP). Atualmente dirige o jornal Diário do Grande ABC.
Mario Vedovello Filho
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Diretor Administrativo da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro em Mogi Guaçu (São Paulo) e Membro do Conselho Estadual de Educação-CEE do Estado de São Paulo. Atualmente, também é Membro do Conselho Fiscal da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (ANIMES). Graduado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUCCAMP (1969) e em Medicina Dentária pela Universidade de Lisboa em Portugal (2001). É Mestre em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba-FOP/UNICAMP (1972) e Doutor em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1990). Foi Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa (2000-2004) e Coordenador (2004-2020) do Mestrado Profissional em Odontologia do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO em Araras (São Paulo). Foi Membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo durante os triênios 2001/2004, 2007/2009, 2009/2012 e 2012/2015. Foi vereador na cidade de Mogi Guaçu – SP, durante 28 anos totalizando 6 mandatos, e presidente da câmara durante 3 mandatos, totalizando 6 anos. (ATUALIZADO EM 06/10/2025)
Nina Beatriz Stocco Ranieri
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Professora Titular de Teoria do Estado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e Coordenadora da Cátedra UNESCO de Direito à Educação. Especializada em Direito Público e Direito à Educação, assumiu diversas posições no Governo do Estado de São Paulo e na Universidade de São Paulo. Autora de obras e artigos jurídicos e membro de conselhos editorias no Brasil e no exterior, desde 2018 ocupa a Cadeira no. 16 da Academia Paulista de Educação. (ATUALIZADO EM 06/10/2025)
Roque Theophilo Júnior
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  • Mestre e Doutor pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
    Tese de doutorado: tendo fundamentado sua tese no tema “Telecomunicações, globalização e privatização – Fundamentos holísticos do caso brasileiro”.
  • Especialista lato sensu em Didática do Ensino Superior pela Universidade Mackenzie (1991).
  • Bacharel em Administração (Curso Especial – MBA) pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Mackenzie (1984).
  • Graduado em Engenharia pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie (1981).
  • Bacharel em Direito (1982) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo com título de Especialização em Direito Político, Administrativo e Financeiro pela mesma instituição.
Atualmente é professor titular e coordenador do curso de Direito no campus Campinas da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É ex-corregedor geral e ex-chefe de gabinete da Reitoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Exerce a banca em escritório próprio de advocacia, atuando na prestação de serviços de assessoria e consultoria, e no contencioso. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público e em Direito Educacional.
Rose Neubauer
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Especialista em educação pública, políticas educacionais, currículo e avaliação educacional. Professora doutora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) até 2008 e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981 a 1985). Graduou-se em Pedagogia pela USP (1967), com mestrado (Psicologia da Educação, 1978) e doutorado em Educação (1988 ) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Exerceu, entre outros cargos, o de Secretária Estadual de Educação (1995-2002). Pesquisadora Senior da Fundação Carlos Chagas (1975-2003). Diretora do Instituto Protagonistes (2002-2016). Diretora Presidente do Instituto Japi de Ensino Superior (2005-2007). Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1983-1985). Lecionou na Faculdade de Educação da USP, na PUC/SP e em escolas pública da rede estadual de educação fundamental. Atualmente é Conselheira do Conselho Estadual de Educação de São Paulo – CEE - coordenadora da Comissão de Licenciatura; Acadêmica Vitalícia da Academia Paulista de Educação – APE e vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de São Paulo – CME. Tem vasta experiência em Educação, tanto na área acadêmica quanto na administração de sistemas públicos de ensino e de escola privada de ensino superior. Tem inúmeras publicações: livros, artigos em periódicos acadêmicos e jornalísticos, participação em seminários e congressos presenciais e online com ênfase nos seguintes temas: gestão da educação básica, políticas educacionais, avaliação educacional, currículos e programas, formação de professores e programas de correção de fluxo escolar. Recentemente publicou livro sobre políticas educacionais* da rede estadual paulista. Coordenou: com a Fundação Carlos Chagas (2009-2010) ampla pesquisa para o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, em quatro estados brasileiros sobre desempenho de escolas de Ensino Médio na rede pública de ensino (São Paulo, Ceará, Acre e Paraná) e; para a Fundação Bradesco (2007-2008) estudo e pesquisa sobre o uso de metodologia e materiais de ensino desenvolvidos pela Fundação e aplicados em escolas públicas de cidades do Vale do Ribeira. *Sem Medo de Mudanças – Política Educacional Paulista – 1995/2002, publicado pela Edições Loyola, 2022. (ATUALIZADO EM 08/10/2025)

COMISSÃO DE PLANEJAMENTO

presidente
Décio Lencioni Machado
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Décio Lencioni Machado - Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie,  pós-graduado em Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Educacional pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS). Foi professor e coordenador do curso de Direito Educacional do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e Diretor Jurídico da Universidade Bandeirante de São Paulo – UNIBAN. Sócio-fundador do Lencioni Machado Sociedade de Advogados, escritório atualmente associado ao Angelico Advogados, constituído em 2021 o Angelico e Lencioni Machado Advogados.

(Atualizado em 29/10/2024)

vice-presidente
Mauro de Salles Aguiar
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Formação Acadêmica: Graduado em Administraça o de Empresas pela Fundaça o Getu lio Vargas-SP; PGA (Programa de Gesta o Avançada) pela Fundaça o Dom Cabral e INSEAD (The European Insittute of Business Administrator), campus Fontainebleau, França – 2008; PDC (Programa de Desenvolvimento de Conselheiros) pela Fundaça o Dom Cabral – 2019. Experiência: Membro do Conselho Estadual de Educaça o de Sa o Paulo (CEE-SP), no 8º mandato; Membro do Conselho de Curadores da FECAP; Membro da Comissa o Externa de Avaliaça o (CEA) do Insper; Membro do Conselho da ABEPAR (Associação Brasileira de Escolas Particulares); Membro do Conselho Consultivo da Associaça o Alumni; Membro do Conselho Consultivo da Creche Baroneza de Limeira. (ATUALIZADO EM 06/10/2025)
Claudio Kassab
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É Diretor da Fundação Liceu Pasteur desde 2010, sendo Graduado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP e em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da USP, com MBA Executivo pelo Insper e Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Possui 35 anos de experiência nas áreas de Tecnologia e Educação, tendo atuado como Gestor, Consultor, Gerente Comercial e Engenheiro de Software em diferentes organizações nacionais e internacionais. É fluente em Francês, Inglês e Espanhol. Foi nomeado Cavaleiro da Ordem das Palmas Acadêmicas pelo Ministério da Educação Nacional da República Francesa em 2018. Participou de Seminário Bilingue promovido pelo Centre International d’Études Pédagogiques em Sèvres, França, em 2010, de seminários de Governança organizados pela Agência do Ensino Francês no Exterior no Rio de Janeiro em 2017 e na Cidade do México em 2019, de Cursos de Educação Executiva no Insper (Business Dynamics em 2012 e Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos em 2013), de Curso de Roteiro Audiovisual ministrado pelo CINUSP na Escola de Comunicações e Artes da USP em 2002 e de Encontros e seminários promovidos pela Associação Paulista de Fundações, na qual foi Presidente da Comissão Organizadora do Prêmio Pedro Kassab entre 2011 a 2018. Organizou eventos, realizou palestras e participou de diversos eventos sobre Segurança da Informação no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Estados Unidos entre 1997 e 2002. Foi membro do Comitê de Tecnologia da Câmara Americana de Comércio de São Paulo entre 1999 e 2003, do grupo de trabalho para padronização de smart cards do Comitê Metro-Ferroviário da ABNT entre 1996 e 1999 e do Conselho da Casa da Cultura Francesa - Aliança Francesa de 2012 a 2024.

(Atualizado em 29/10/2024)

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO E NORMAS

presidente
Cláudio Mansur Salomão
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Graduado em Ciências Jurídicas/Administração/ Jornalismo. É consultor legal e diretor honorário da Federal Latino Americana dos Estabelecimentos de Ensino Privado (FAEPLA). É consultor legal da Confederação Mundial dos Estabelecimentos Privados de Ensino (COMEP). É diretor da entidade mantenedora do Colégio Objetivo da cidade de Avaré (SP). É diretor-presidente da Associação Educacional do Vale da Jurumirim – entidade mantenedora da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Vale da Jurumirim – Faculdade Eduvale (Avaré, SP). É vice-presidente da Associação Paulista de Imprensa (API) e foi diretor educacional da mesma entidade (2016-2020). É diretor da Rádio Jovem Pan (Avaré, SP) e ocupa o mesmo cargo na Rádio Eduvale FM (Pirajuí, SP) e na Do Vale TV de Avaré. Foi o brasileiro mais novo a ser indicado e nomeado para fazer parte da Diretoria da Federal Latino Americana dos Estabelecimentos de Ensino Privado (FAEPLA) e Confederação Mundial dos Estabelecimentos Privados de Ensino (COMEP). Foi membro efetivo do Conselho Municipal de Educação da Estância Turística de Avaré no biênio 2009/2011. Foi consultor legal dos seguintes sindicatos de estabelecimentos de ensino privados brasileiros: SIEEESP, SEMESP, SINEPE/SC, SINEPE/PR, SINEPE/CE, SINEPE/AM. (ATUALIZADO EM 06/10/2025)
vice-presidente
Marcos Sidnei Bassi
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Doutor em Ciências Socias – Sociologia pela PUC-SP (2012), mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas/SP (1995). Possui graduação em Direito pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2009), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1987). Exerceu a função de reitor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), presidiu a Associação das Instituições Municipais (AIMES/SP). Presidiu a Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (ANIMES). Presidiu a Associação de Universidades da América Latina e o Caribe para a Integração (AUALCPI). Foi vice-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Exerceu a função de conselheiro no Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE-SP). Atualmente dirige o jornal Diário do Grande ABC.
Laura Laganá
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À frente do Centro Paula Souza (CPS), maior instituição estadual de educação profissional da América Latina, Laura Laganá é responsável pela expansão das Etecs e Fatecs, levando cursos técnicos e tecnológicos a 345 municípios de todas as regiões do Estado de São Paulo. Ao longo de sua gestão, tem promovido uma ampla política de parcerias com o setor produtivo, a internacionalização da instituição, e políticas de inclusão de alunos de baixa renda e de estudantes com deficiência. Desde 1982 está no CPS, onde foi professora de matemática, coordenadora de ciências e matemática, diretora de unidade, coordenadora de Ensino Técnico e chefe de Gabinete. Em 2004 assumiu a Superintendência da instituição. Participa dos Conselhos Estadual de Educação de São Paulo (CEE/SP); de Curadores da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e do Conselho Superior de Estudos Nacionais e Política (Consep) da Fiesp. Com mais de 40 anos de experiência na área da Educação, é formada em Licenciatura e Bacharelado em Matemática, complementados com Pedagogia e Administração Escolar. Cursou Especialização em Planejamento e Gestão da Educação Profissional na Faculdade de Educação da Unicamp. Entre as conquistas como gestora do CPS, liderou a maior expansão da história da Educação Profissional e Tecnológica no Estado, saltando de 116 unidades, em 2003, para 307, sendo 228 Etecs e 79 Fatecs. A inclusão social tornou-se uma das principais marcas da instituição: 77% dos alunos que ingressam nas Etecs e Fatecs vêm de escolas públicas e cerca de 80% têm renda familiar de até cinco salários mínimos. Os cursos rápidos de qualificação profissional são mais um importante caminho de inclusão no CPS. Destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade, desempregadas, periféricas e com escolaridade básica incompleta, os cursos visam fomentar a inserção ou reinserção no mercado de trabalho e o empreendedorismo. A internacionalização também consta no rol de suas realizações, com a criação da Assessoria de Relações Internacionais, área dedicada a desenvolver, implementar e consolidar projetos de cooperação internacional. Um dos principais projetos é o Intercâmbio Cultural, que leva alunos com melhor aproveitamento acadêmico das Etecs e Fatecs, para estudar durante quatro semanas no exterior. Em outubro, em reconhecimento às conquistas obtidas em quatro décadas de trabalho dedicado às Etecs e Fatecs, recebeu o Prêmio Guerreiro da Educação, oferecido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com o Grupo Estado, e o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

(Atualizado em 29/10/2024)

SUPLENTES

Marco Aurélio Ferreira
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Graduado em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE (1999), Mestrado em Administração e Desenvolvimento Organizacional pela Faculdade Cenecista de Varginha - FACECA (2006) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2018). Atualmente estou como Reitor do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista – FAE (2020-2024) e (2024-2028), Conselheiro do Conselho Estadual de Educação CEE/SP, Delegado Regional do Conselho Regional de Economia SP – Corecon/SP, Avaliador do Conselho Estadual de Educação - CEE/SP, Membro do Comitê de Economia de Impacto do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Presidente da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa ABRUEM, Membro do Conselho Deliberativo da ABRUEM, Secretário Executivo da Associação das Instituições Municipais de São Paulo – AIMES, Secretário Executivo da Diretoria da Associação Nacional das Instituições Municipais – ANIMES, Conselheiro da Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista, Membro e Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber) e do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura (CENCIB) da PUC/SP. Autor do Livro “Democracia e Comunicação: a ocupação das ruas pelas redes sociais” (ATUALIZADO EM 06/10/2025)
Rosângela Aparecida Ferini Vargas Chede
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Doutora em Educação pelo Departamento de Filosofia e História da Educação da Unicamp. Mestre em Educação pela Unicamp na área de Sistemas Educativos e Políticas. Habilitação para o Magistério dos Anos Iniciais, Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas e em Pedagogia. Profissional de carreira do Magistério Público Estadual Paulista, tendo ocupado os cargos de professora, diretora de escola e, por fim, supervisora de ensino. Exerceu as funções de professora-coordenadora, vice-diretora e de formadora em diferentes projetos, tanto na esfera estadual quanto na municipal. Tem experiência na área educacional, com ênfase em administração educacional, principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, supervisão de sistema, políticas públicas educacionais, didática e metodologia do ensino superior e gestão educacional. Consultora e assessora em ações formativas para gestores.
Guiomar Namo de Mello
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Pedagoga pela Universidade de São Paulo (1966). Tem mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974) e doutorado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981). Realizou estudos de pós-doutorado em Educação na London University (1991-1992). Foi pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (1975-1985) e professora do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979-1984). Secretária de Educação do município de São Paulo (1983-1986). Deputada estadual em São Paulo (1986-1990). Especialista em Educação no Banco Mundial e no Banco Interamericano em Washington/DC (1991-1996). Diretora executiva da Fundação Victor Civita (1996-2005), publisher de publicações para professores da educação básica, entre elas a revista Nova Escola. Membro do Conselho Nacional de Educação de Educação (1997-2002). Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (2010-2021), tendo sido presidente desse colegiado por duas vezes (2012-2014 e 2014-2016). É membro do Conselho Municipal de Educação de São Paulo (2022). Diretora da EBRAP – Escola Brasileira de Professores (de 2000 até o presente). Membro da Academia Paulista de Educação (2018) e da Academia Brasileira de Educação (2012).
Leandro Campi Prearo
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Reitor na USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Experiência USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul REITOR Março de 2021 - Presente (4 anos 9 meses) São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO - USCS Fevereiro de 2017 - Fevereiro de 2021 (4 anos 1 mês) São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil PROFESSOR DE GRADUAÇÃO - USCS Janeiro de 2008 - Presente (17 anos 9 meses) Disciplinas: Econometria, Pesquisa Quantitativa, Estatística Econômica, Cálculo Atuarial, Pesquisa Operacional, Análise Multivariada São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil PROFESSOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Janeiro de 2013 – Presente (11 anos 9 meses) Administração e Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional. São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil COORDENADOR DO INSTITUTO DE PESQUISAS da USCS Janeiro de 2008 - Presente (17 anos 9 meses) Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo CONSELHEIRO Janeiro de 2023 – Presente (1 ano 9 meses) Presidente da Associação das IES Municipais do Estado de São Paulo (AIMES) Março de 2025 – Presente (6 meses) Vice-Presidente para Região Sudeste da Associação Brasileira das IES Municipais do Estado de São Paulo (ANIMES) Janeiro de 2025 – Presente (9 meses) USP - Universidade de São Paulo Doutorado em Métodos Quantitativos, Análise Multivariada; Estatística, Métodos Quantitativos (2008 - 2012) São Paulo, São Paulo, Brasil. Mestre em Métodos Quantitativos, Análise Multivariada; Estatística (2006 - 2008) São Paulo, São Paulo, Brasil. Centro Universitário Fundação Santo André Graduação em Matemática com Ênfase em Informática. (2000-2004) Santo André, São Paulo, Brasil. (ATUALIZADO EM 06/10/2025)    
Wilson Victorio Rodrigues
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Diretor Geral da Faculdade do Comércio de São Paulo (FAC-SP), Vice-Presidente da Associação Comercial de São Paulo, Conselheiro do Conselho Estadual de Educação de SP, Diretor da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), Membro do Conselho Superior de Direito da Fecomércio-SP, Diretor do Instituto Paulista de Ensino Superior do Comércio S.A., Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Coordenador do Fórum de Jovens Empreendedores da ACSP, Conselheiro do CONAJE (Confederação Nacional de Jovens Empresários – representando o Estado de São Paulo). (ATUALIZADO EM 06/10/2025)

PRESIDÊNCIA

Presidente: Maria Helena Guimarães de Castro

Vice-Presidente: Roque Theophilo Júnior

CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Ana Teresa Gavião Almeida Marques Mariotti

Claudia Maria Costin

Claudio Kassab

Ghisleine Trigo Silveira*2

Jair Ribeiro da Silva Neto*4

Katia Cristina Stocco Smole*1

Laura Laganá

Maria Eduarda Queiroz de Moraes Sawaya

Mauro de Salles Aguiar*3

Valdenice Minatel Melo de Cerqueira

Vastí Ferrari Marques

 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Anderson Ribeiro Correia

Bernardete Angelina Gatti*3

Cláudio Mansur Salomão

Décio Lencioni Machado

Eliana Martorano Amaral*2

Guiomar Namo de Mello

Hubert Alquéres*1

Marcos Sidnei Bassi

Mario Vedovello Filho

Nina Beatriz Stocco Ranieri*4

Roque Theophilo Júnior

Rose Neubauer

COMISSÃO DE PLANEJAMENTO

Claudio Kassab

Cláudio Mansur Salomão*1

Mauro de Salles Aguiar*2

 COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO E NORMAS

Décio Lencioni Machado*1

Guiomar Namo de Melo*2

Laura Laganá

SUPLENTES:

Leandro Campi Prearo*

Rosângela Aparecida Ferini Vargas Chede*5

Wilson Victorio Rodrigues

Marco Aurélio Ferreira

Eduardo Augusto Vella Gonçalves

LEGENDA:

*1 Presidente de Câmara ou Comissão (Eleição em 23/10/2024)

*2 Vice-Presidente de Câmara ou Comissão (Eleição em 23/10/2024)

*3 Decano(a)

*4 Em licença.

*5 Em substituição ao Cons. Jair Ribeiro da Silva (Portaria CEE-GP 02/2025).

*Em substituição à Consª Nina Beatriz Stocco Ranieri (Portaria CEE-GP 63/2025).

A composição pode ser alterada de acordo com a conveniência e oportunidade do Colegiado.