Atos do Conselho

O CEE-SP é responsável por emitir atos como Pareceres, Indicações e Deliberações, de acordo com a finalidade e relevância do assunto em questão.

Parecer

É o voto do Relator sobre matéria de uma Câmara ou Comissão, devidamente aprovado nessa instância.

Parecer

É a opinião ou o voto do relator sobre matéria da competência da Câmara ou da Comissão Permanente, que acolherá ou não o Parecer emitido. O relator que tiver o seu voto rejeitado poderá, quando não convencido pela argumentação da maioria, manter seu voto em separado.
No caso de comissões especiais, constituídas para exame de um assunto específico, o Parecer do relator deverá refletir a opinião consensual dos integrantes da comissão. A diferença entre os dois casos é sutil, mas relevante. No primeiro, trata-se de opinião pessoal do relator, que é discutida e votada. No segundo, não há rigorosamente uma opinião pessoal, mas aquela que se cristalizou nas discussões da comissão especial, com as contribuições do Conselho Pleno.
Nos termos regimentais, o Parecer contém um relatório ou exposição da matéria e a conclusão. Na rotina do Conselho, o relatório divide-se em Histórico (que deverá ser estritamente descritivo do caso ou assunto a ser examinado) e Apreciação (que é a justificativa ou encaminhamento da conclusão).
Para racionalizar e abreviar a discussão de Pareceres, é sempre conveniente fazer referência explícita a normas vigentes sobre o assunto e a Pareceres anteriores sobre casos semelhantes. Se o Parecer tiver uma pretensão inovadora, quanto à interpretação de normas vigentes ou quanto a Pareceres anteriores, essa posição deve ficar claramente exposta e justificada.

Indicação

Documento de autoria de conselheiro de uma das Câmaras ou Comissão, refletindo posição doutrinária sobre matéria relevante de atribuição do Colegiado.

Indicação

É um documento que deve refletir uma posição doutrinária sobre assuntos relevantes. Em alguns casos, o texto pode ser um encaminhamento ou justificativa de alteração de normas vigentes ou de expedição de novas normas. Mesmo quando a Indicação não encaminha diretamente a normas ou a modificações delas, ela tem caráter normativo, em um sentido amplo.
É por meio de Indicações sobre temas relevantes para o sistema estadual de ensino que o Conselho realiza sua vocação pedagógica de instituição normativa. A abrangência e a solidez das posições doutrinárias do Conselho asseguram coerência nas decisões específicas do órgão e podem facilitar a continuidade de projetos e iniciativas da administração estadual de ensino, quando for o caso.

Deliberação

Norma geral e abstrata que trata da organização e funcionamento do sistema estadual de ensino.

Deliberação

É a edição de novas normas, modificação ou revogação das vigentes. Eventuais modificações ocorridas numa legislação maior poderão exigir do Conselho um intenso trabalho de produção de novas deliberações. Mas, excluindo essas situações excepcionais, o Conselho procura sempre agir com parcimônia em casos de expedição ou alteração de normas.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 18 de junho de 2025 às 17:29

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Tipo
Número do ato
Número do processo
Relator
Interessado
Assunto
ATA
2948/2025
ATA
2947/2025
PAR
177/2025
015.00071620/2025
Claudio Mansur Salomão, Mauro de Salles Aguiar e Claudio Kassab
Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e Serviço Social da Indústria (SESI)
Convênio oneroso objetivando a conjugação de esforços para a formação continuada de professores e demais profissionais da educação que atuam na alfabetização de estudantes da rede pública de ensino do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, no âmbito do Programa Alfabetiza Juntos SP
PAR
168/2025
00288/2024
Anderson Ribeiro Correia
Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel "Prof. Dr. Aldo Castaldi"
Aprovação do Projeto do Curso de Direito
PAR
166/2025
00129/2024
Leandro Campi Prearo
Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro” / Mogi Guaçu
Regimento da Instituição, alterações
PAR
163/2025
00240/2023
Bernardete Angelina Gatti
USP / Escola de Educação Física e Esporte
Renovação do Reconhecimento do Curso de Graduação em Educação Física
PAR
162/2025
00047/2019
Eliana Martorano Amaral
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC São Paulo
Renovação de Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Microeletrônica
PAR
161/2025
00108/2024
Anderson Ribeiro Correia
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Zona Sul
Renovação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Logística
PAR
160/2025
00351/2023
Anderson Ribeiro Correia
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Franco da Rocha
Renovação de Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Energia e Eficiência Energética
PAR
159/2025
00071/2019
Anderson Ribeiro Correia
USP / Escola de Engenharia de São Carlos
Renovação do Reconhecimento do Curso de Engenharia Ambiental
PAR
158/2025
00085/2022
Nina Beatriz Stocco Ranieri
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC São Paulo
Renovação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Materiais
PAR
157/2025
00183/2021
Leandro Campi Prearo
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Araçatuba
Renovação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
PAR
156/2025
00096/2024
Leandro Campi Prearo
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Santana de Parnaíba
Renovação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial
PAR
155/2025
00480/2021
Leandro Campi Prearo
Centro Universitário de Adamantina
Renovação do Reconhecimento do Curso de Nutrição
PAR
154/2025
00003/2019
Leandro Campi Prearo
Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis
Renovação do Reconhecimento do Curso de Ciências Contábeis
PAR
153/2025
00348/2023
Anderson Ribeiro Correia
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Bauru
Renovação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial
PAR
176/2025
00029/2020
Rosângela Aparecida Ferini Vargas Chede
Instituto de Educação Profissional do Estado de São Paulo - IBRESP
Encerramento das atividades do Polo de Apoio Presencial de Marília
PAR
167/2025
015.00560907/2024
Cláudio Kassab
SEDUC e Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE
Convênio objetivando a continuidade e conclusão de obras para construção de prédio escolar no Município de Ribeira
ATA
2946/2025
ATA
2945/2024
PAR
164/2025
00282/2024
Leandro Campi Prearo
Escola Paulista da Magistratura
Aprovação do Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes
PAR
165/2025
093.00000060/2024
Hubert Alquéres, Ana Teresa Gavião Almeida Marques Mariotti, Eliana Martorano Amaral, Ghisleine Trigo Silveira, Guiomar Namo de Mello, Katia Cristina Stocco Smole, Mauro de Salles Aguiar, Rosângela Aparecida Ferini Vargas Chede, Rose Neubauer, Vastí Ferrari Marques, Valdenice Minatel Melo de Cerqueira e Wilson Victorio Rodrigues
EDUCA Itapevi S/A
Credenciamento da Faculdade de Itapevi e Autorização para Funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar
PAR
152/2025
00166/2023
Rosângela Aparecida Ferini Vargas Chede
Instituto Brasileiro de Educação Profissional do Estado de São Paulo - IBRESP
Autorização para criação do Polo de Apoio Presencial em Piracicaba
PAR
151/2025
00028/2023
Rosângela Aparecida Ferini Vargas Chede
Instituto Brasileiro de Educação Profissional do Estado de São Paulo - IBRESP
Autorização para criação do Polo de Apoio Presencial Indaiatuba II (segundo polo)
PAR
150/2025
00370/2021
Mauro de Salles Aguiar
Instituto Brasileiro de Educação Profissional do Estado de São Paulo - IBRESP
Encerramento das atividades do Polo de Apoio Presencial de Jundiaí
PAR
149/2025
00156/2024
Marcos Sidnei Bassi
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC São Caetano do Sul
Renovação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação
PAR
148/2025
00042/2024
Marcos Sidnei Bassi
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Sorocaba
Renovação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Manufatura Avançada
PAR
147/2025
00158/2024
Mário Vedovello Filho
USP / Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Renovação do Reconhecimento do Curso de Medicina Veterinária
PAR
146/2025
00051/2024
Roque Theóphilo Junior
Escola de Engenharia de Piracicaba
Renovação do Reconhecimento do Curso de Engenharia Mecatrônica
PAR
145/2025
00245/2024
Mario Vedovello Filho
Faculdade de Medicina de Marília
Aprovação do Projeto do Curso de Graduação em Psicologia
PAR
143/2025
00078/2023
Marcos Sidnei Bassi
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Campinas
Renovação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos
PAR
142/2025
00162/2021
Marcos Sidnei Bassi
Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel “Prof. Dr. Aldo Castaldi”
Renovação do Reconhecimento do Curso de Psicologia – Formação de Psicólogo
PAR
141/2025
00326/2023
Eduardo Augusto Vella Gonçalves
USP / Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto
Renovação do Reconhecimento do Curso de Farmácia para ingressantes a partir de 2020 e de Farmácia e Bioquímica para ingressantes até 2019
ATA
2944/2025
ATA
2943/2025
ATA
2942/2024
PAR
144/2025
00180/2023
Marcos Sidnei Bassi
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Curso de Especialização em Medicina do Trabalho: Adição de Módulo opcional para turma em andamento e alterações do PPC para turma 2024-2026
PAR
138/2025
00174/2023
Cláudio Mansur Salomão
Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista
Aprovação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia, com as ênfases em: Psicologia Clínica, Psicologia e Educação e Psicologia Organizacional e do Trabalho
PAR
137/2025
00054/2019
Marcos Sidnei Bassi
USP / Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
Renovação do Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Astronomia
PAR
136/2025
00088/2024
Marcos Sidnei Bassi
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Mococa
Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Programa de Articulação Médio e Superior
PAR
135/2025
00113/2024
Cláudio Mansur Salomão
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Presidente Prudente
Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do Programa de Articulação Médio e Superior
PAR
140/2025
00076/2022
Cláudio Kassab
Instituto Brasileiro de Educação Profissional do Estado de São Paulo
Reconsideração do Parecer CEE 122/2023
PAR
139/2025
015.00059029/2025
Laura Laganá
J.C.M., mãe do estudante H.B.N.
Recurso Especial contra Resultado Final
PAR
133/2025
00015/2022
Décio Lencioni Machado
Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS/SP "Dr. Antônio Guilherme de Souza"
Aprovação de Novo Regimento
PAR
132/2025
00129/2020
Décio Lencioni Machado
Escola de Engenharia de Piracicaba
Aprovação de Alteração da Matriz Curricular do Curso de Engenharia de Produção
PAR
130/2024
00190/2023
Wilson Victorio Rodrigues
UNESP / Faculdade de Engenharia do Campus de São João da Boa Vista
Renovação de Reconhecimento do Curso de Engenharia Aeronáutica
PAR
129/2025
00085/2024
Décio Lencioni Machado
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Ipiranga
Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Programa de Articulação Médio e Superior
PAR
128/2025
00253/2023
Rose Neubauer
Universidade de São Caetano do Sul
Renovação do Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade EaD, com Projeto de Curricularização (Horas de Extensão)
PAR
127/2025
00101/2024
Wilson Victorio Rodrigues
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Guaratinguetá
Renovação de Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Logística
PAR
131/2025
00015/2025
Décio Lencioni Machado
Escola Superior do Instituto Butantan
Aprovação do Projeto Pedagógico do Curso de Especialização lato sensu em “Uma Só Saúde”
PAR
125/2025
00202/2024
Leandro Campi Prearo
UNESP / Faculdade de Ciências Agrárias do Vale do Ribeira do Campus de Registro
Renovação do Reconhecimento do Curso de Engenharia de Pesca
PAR
124/2025
00236/2023
Wilson Victorio Rodrigues
USP / Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Renovação do Reconhecimento do Curso de Ciências Biomédicas com Ênfases em Ciências Básicas da Saúde e em Biotecnologia da Saúde
PAR
123/2025
00280/2023
Wilson Victorio Rodrigues
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Bragança Paulista
Renovação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
PAR
134/2025
015.00827945/2024
Rosângela Aparecida Ferini Vargas Chede
Diretoria de Ensino – Região Catanduva
Solicita análise de diploma para a posse em cargo público PEFM disciplina de Língua Portuguesa
PAR
126/2025
00172/2022
Cláudio Mansur Salomão
Faculdade Municipal "Professor Franco Montoro" / Mogi Guaçu
Renovação do Reconhecimento do Curso de Engenharia Química – Retificação do Parecer CEE 296/2023
PAR
111/2025
00097/2024
Eliana Martorano Amaral
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Cotia
Renovação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial
PAR
110/2025
00074/2024
Décio Lencioni Machado
USP / Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Renovação do Reconhecimento do Curso de Arquitetura e Urbanismo
PAR
109/2025
00203/2024
Décio Lencioni Machado
USP / Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Renovação de Reconhecimento do Curso de Fonoaudiologia
PAR
108/2025
00026/2019
Décio Lencioni Machado
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Itu
Renovação de Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
PAR
107/2025
00361/2023
Hubert Alquéres
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Mauá
Renovação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Polímeros
PAR
106/2025
00053/2023
Cláudio Mansur Salomão
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Taquaritinga
Renovação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet
PAR
105/2025
00289/2023
Marcos Sidnei Bassi
Universidade Estadual de Campinas / Instituto de Geociências
Renovação do Reconhecimento do Curso de Graduação em Geologia
PAR
120/2025
00146/2021
Eliana Martorano Amaral
Centro Universitário de Adamantina
Curso de Bacharelado em Farmácia: Alteração do Projeto Pedagógico do Curso
PAR
119/2025
00087/2023
Anderson Ribeiro Correia
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Tatuí
Renovação de Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial
PAR
118/2025
00243/2022
Anderson Ribeiro Correia
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC São Paulo
Renovação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Secretariado e Assessoria Internacional
PAR
117/2025
00056/2021
Anderson Ribeiro Correia
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Presidente Prudente
Renovação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
PAR
116/2025
00073/2024
Leandro Campi Prearo
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Itapira
Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Software Multiplataforma
ATA
2941/2025
ATA
2940/2025
ATA
2939/2024
PAR
122/2025
015.00105526/2025
Ghisleine Trigo Silveira
M.A.S. e A.L.O.A.H. - responsáveis pelo aluno M.K.S.H.
Recurso Especial contra decisão da DER Campinas Leste
PAR
121/2025
00145/2023
Anderson Ribeiro Correia
Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo
Curso de Especialização em Direito Administrativo: Comunicação de nova turma e alteração de Docente
PAR
102/2025
00038/2019
Marcos Sidnei Bassi
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC São José do Rio Preto
Renovação de Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios
PAR
115/2025
00294/2024
Eliana Martorano Amaral
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Consulta sobre Enade 2024
PAR
114/2025
015.00134989/2025
Maria Eduarda Queiroz de Moraes Sawaya
L.B.R. e F.S.P.– responsáveis pelo estudante E.B.R.P.
Recurso contra decisão da DER L. / Aceleração de Estudos
PAR
113/2025
015.00714310/2024
Ghisleine Trigo Silveira
SEDUC-ATGPRO (Secretaria da Educação / Assistência Técnica do Gabinete para Educação Profissional)
Informações sobre o Curso Técnico em Enfermagem e agradecimento pela parceria
PAR
112/2025
00351/2021
Laura Laganá
Colégio Integral Inaci
Pedido de reconsideração do Parecer CEE 477/2024
PAR
35/2025
00203/2023
Anderson Ribeiro Correia
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC São José do Rio Preto
Renovação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio
PAR
104/2025
00242/2023
Maria Eduarda Queiroz de Moraes Sawaya
Instituto Nacional de Educação a Distância - INED
Reconsideração do Parecer CEE 293/2024
PAR
103/2025
00106/2022
Cláudio Mansur Salomão
Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis
Consulta sobre alteração do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Agronômica
ATA
2938/2025
PAR
99/2025
00250/2021
Leandro Campi Prearo
Escola de Engenharia de Piracicaba
Alteração do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil
PAR
98/2025
00155/2024
Marcos Sidnei Bassi
Escola Superior de Advocacia da OAB / São Paulo
Aprovação do Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Advocacia Imobiliária Condominial
PAR
97/2025
00030/2021
Marcos Sidnei Bassi
Centro Universitário de Adamantina
Renovação do Reconhecimento do Curso de Agronomia
PAR
96/2025
00136/2021
Leandro Campi Prearo
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Ourinhos
Renovação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação
PAR
95/2025
00381/2023
Mario Vedovello Filho
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista
Renovação do Reconhecimento do Curso de Engenharia Mecânica
PAR
94/2025
00090/2024
Hubert Alquéres
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Ourinhos
Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Programa de Articulação Médio e Superior
PAR
89/2025
00242/2024
Anderson Ribeiro Correia
Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba
Aprovação do Projeto do Curso de Terapia Ocupacional
PAR
88/2025
00385/2021
Mário Vedovello Filho
Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva
Solicitação de Dilação de prazo de Aprovação do Projeto do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
PAR
84/2025
0006/2024
Leandro Campi Prearo
Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis
Renovação de Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Administração
PAR
83/2025
00137/2019
Décio Lencioni Machado
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / FATEC Cruzeiro
Renovação do Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Eventos
PAR
82/2025
00234/2024
Anderson Ribeiro Correia
Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro "Victório Cardassi
Renovação de Reconhecimento do Curso de Direito
PAR
101/2025
00244/2023
Katia Cristina Stocco Smole
Instituto Nacional de Educação a Distância - INED
Autorização para criação de Polo de Apoio Presencial, no município de Sorocaba, para funcionamento dos Cursos de Educação de Jovens e Adultos / Ensino Fundamental - Anos Finais - e Ensino Médio, na modalidade EaD
PAR
100/2025
00126/2024
Décio Lencioni Machado
Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Consulta - reposicionamento da nova marca da Escola de Educação Permanente - EEP (sic)
ATA
2937/2025
PORT
14/2024
Renova o Reconhecimento dos Cursos das Instituições que obtiveram conceito igual ou superior a 4 (quatro) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE de 2022
PORT
527/2022
Renova o Reconhecimento dos Cursos das Instituições que obtiveram conceito igual ou superior a 4 (quatro) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2021
PORT
23/2021
Renova o Reconhecimento dos Cursos das Instituições que obtiveram conceito igual ou superior a 4 (quatro) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2019
PORT
101/2020
Renova o Reconhecimento dos Cursos das Instituições que obtiveram conceito igual ou superior a 4 (quatro) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2018
PORT
451/2018
Renova o Reconhecimento dos Cursos das Instituições que obtiveram conceito igual ou superior a 4 (quatro) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE de 2017

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