Socióloga, Mestre em Ciência Política pela Unicamp, Especialista em Avaliação de Políticas Públicas (Universidade de Grenoble,1989), professora aposentada da UNICAMP. Atualmente é Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional do Instituto de Estudos Avançados da USP, polo Ribeirão Preto. Embaixadora do PISA para Escolas no Brasil e membro do Conselho Consultivo da Organização dos Estados Ibero Americanos/OEI.

Foi presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional/ABAVE (2020-2023), presidente do Conselho Nacional de Educação e conselheira da Câmara de Educação Básica/CNE (2018-2022). Foi Secretária Executiva do Ministério da Educação e presidente do Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular/BNCC (2016-2018).

Atuou no governo do Estado de São Paulo de 2003 a 2016. Foi Secretária Estadual de Educação de São Paulo; Secretária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento; Secretária de Desenvolvimento Social e Diretora executiva da Fundação SEADE.

No governo federal, foi presidente do INEP de 1995 a 2002 e Secretária Executiva do Ministério de Educação, sendo responsável pela reformulação do SAEB, implantação do ENEM e do Provão, organização do Sistema de Estatísticas Educacionais e implantação do PISA no Brasil.

Foi Secretária Municipal de Educação de Campinas e presidente nacional da Undime (1993-1995). Entre 1987 e 1992, foi Diretora-Adjunta do Núcleo de Políticas Públicas/NEPP da Unicamp e coordenadora do Relatório Anual sobre a Situação Social do País.

Distinguida com diversos títulos e medalhas: medalha de Grande Oficial da Ordem do Mérito Educativo, 2018; Medalha de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, 2002; Medalha de Comendador da Ordem do Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores, 2000; Medalha de Comendador da Ordem do Mérito Educativo da Presidência da República, 2001 e Medalha Fernando de Azevedo – Educador do Ano 2000 – da Academia Brasileira de Educação.

Participou de comitês da UNESCO e da OECD. Participa de conselhos de organizações da sociedade civil: membro do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular; do Todos pela Educação; do Edulab21; do Instituto Península; do IEDE/Interdisciplinaridade e Evidencias no Debate Educacional; da Fundação CAED; do Instituto Alicerce e da Fundação Cesgranrio.

Membro titular da Academia Brasileira de Educação, cadeira no. 23 (patrono José Augusto Bezerra de Medeiros). Membro titular da Academia Paulista de Educação, cadeira no. 33 (patrono Manoel Lourenço Filho).

Organizou vários livros; publicou mais de 50 artigos e capítulos de livros sobre educação e políticas públicas no Brasil.

(Atualizado em 29/10/2024)