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Saiu! A Nova Deliberação do EM em SP Muda Carga Horária, Itinerários e Projeto de Vida

Publicado em novembro 28, 2025

São Paulo atualiza currículo do Ensino Médio com novas diretrizes e fortalece integração entre formação geral e itinerários formativos

Publicação oficial: DOESP – 13/11/2025 – Seção I – Página 30 Ato disponível em: https://www.ceesp.sp.gov.br/ato-do-conselho/del-236-2025/

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo publicou a Deliberação CEE nº 236/2025, norma que atualiza profundamente a organização curricular do Ensino Médio no Sistema Estadual de Ensino e alinha o estado às novas diretrizes nacionais implementadas após a aprovação da Lei Federal nº 14.945/2024, da Política Nacional do Ensino Médio e da Resolução CNE/CEB nº 2/2024.

A nova norma traz orientações detalhadas para redes públicas e privadas, reorganiza a arquitetura curricular, amplia a Formação Geral Básica, redefine os Itinerários Formativos, fortalece o Projeto de Vida e estabelece regras específicas para o Ensino Médio noturno, articulando presencialidade, tecnologia e flexibilização pedagógica.


🔎 O que muda na prática?

1. Atualização das Diretrizes Curriculares Complementares

A deliberação atualiza integralmente as normas complementares do estado para oferta do Ensino Médio, orientando escolas a reformularem Propostas Pedagógicas, matrizes curriculares, projetos formativos e processos avaliativos. Ela se fundamenta em um amplo conjunto normativo, incluindo:

  • Lei 14.945/2024
  • Resolução CNE/CEB 02/2024 (DCNEM)
  • Resolução CNE/CEB 04/2025 (Itinerários Formativos)
  • Deliberações estaduais 224/2024 e 225/2024
  • Decreto Federal 12.603/2025 (Política Nacional de EPT)

📚 Formação Geral Básica (FGB): 2.400 horas obrigatórias

A FGB passa a contemplar, no mínimo:

  • 2.400 horas, quando articulada a itinerários de aprofundamento;
  • 2.100 ou 2.200 horas, para escolas que ofertam cursos técnicos de diferentes cargas horárias.

A FGB permanece organizada pelas quatro áreas de conhecimento previstas na BNCC e no Currículo Paulista:

  • Linguagens
  • Matemática
  • Ciências da Natureza
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Inclui ainda obrigatoriedades como:

  • Arte, Educação Física e Língua Inglesa
  • Educação Digital e Midiática (conforme Del. CEE 233/2025)
  • História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena
  • Exibição de filmes nacionais(mínimo de 2 horas mensais)

🧭 Itinerários Formativos: mínimo de 600 horas e maior liberdade de escolha

A deliberação reforça a oferta de Itinerários de Aprofundamento (IFA) e Itinerários de Formação Técnica e Profissional (IFTP), com:

  • mínimo de 600h para os IFA;
  • possibilidade de estruturação por oficinas, núcleos temáticos, laboratórios, projetos de investigação, práticas culturais e científicas;
  • garantia de mudança de itinerário pelo estudante;
  • exigência de orientação acadêmica contínua.

Além disso, cada rede deve garantir que o conjunto de suas escolas contemple todas as áreas do conhecimento, mesmo que cada unidade ofereça apenas alguns itinerários.


🌙 Ensino Médio Noturno: flexibilização estruturada

A norma dedica atenção especial ao noturno, permitindo:

  • Educação Mediata por Tecnologia e Educação Híbrida em até 30% da carga horária;
  • reorganização da jornada com atividades presenciais e não presenciais;
  • projetos interdisciplinares realizados em horários alternativos;
  • ampliação do curso para mais de 3 anos, se necessário para assegurar aprendizagem e permanência.

🤝 Parcerias entre instituições

A deliberação também regula:

  • parcerias para oferta de itinerários;
  • articulação entre escolas que dividem responsabilidades entre FGB e formação técnica;
  • requisitos para certificação, matrícula, registro e vida escolar.

💻 Educação Mediada por Tecnologia e Híbrida

A norma detalha um robusto conjunto de exigências para uso pedagógico de tecnologia:

  • mediação docente permanente;
  • avaliação formativa;
  • acessibilidade digital;
  • ambientes virtuais alinhados aos princípios da BNCC e à Deliberação CEE 233/2025;
  • justificativa pedagógica, planejamento e critérios de equivalência curricular.

🌱 Projeto de Vida como eixo estruturante

O Projeto de Vida é reafirmado como componente central, podendo ser:

  • transversal, integrado às áreas; ou
  • componente curricular do Itinerário de Aprofundamento.

Ele orienta decisões, reflexões sobre trajetórias, autonomia, engajamento social e perspectivas profissionais, respeitando especificidades territoriais, culturais e comunitárias.


📈 Por que esta deliberação é importante?

A Deliberação CEE nº 236/2025 atualiza o Ensino Médio paulista com:

  • coerência com as reformas nacionais;
  • ênfase na formação integral e na justiça curricular;
  • ampliação da autonomia pedagógica das escolas;
  • fortalecimento da educação técnica;
  • diretrizes estruturantes para uso pedagógico da tecnologia;
  • detalhamento robusto para garantir qualidade, equidade e alinhamento ao Currículo Paulista.

É um documento que redefine a maneira como o Ensino Médio será pensado, organizado e executado no estado.


🔗 Acesse a norma completa

Ato disponível no portal do CEE-SP: 👉 https://www.ceesp.sp.gov.br/ato-do-conselho/del-236-2025/ Publicação oficial: DOESP – 13/11/2025, Seção I, página 30.

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