Conselho Estadual da Educação com Brasão do Governo do Estado de São Paulo
  • A-
  • A
  • A+
  • Tamanho do Texto

50 Anos de CEE

23 de Maio de 2013

Seminário marca os 50 anos do CEE-SP

Mais de uma centena de educadores se reuniram na manhã desta quinta-feira, dia 23 de maio, para participarem do Seminário que celebra os 50 anos do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE), que está sendo realizado no Novotel Jaraguá, região central da capital paulista.

Promovido pelo Conselho em parceria com a Secretaria de Educação do do Estado de São Paulo, o Seminário foi aberto oficialmente pela presidente do CEE, Guiomar Namo de Mello, que destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo órgão, recordando a homenagem que o Conselho recebeu na última segunda-feira, dia 20, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A mesa de abertura contou com as presenças do presidente do Fórum Nacional, que reúne os Conselhos Estaduais de Educação de todo Brasil, Maurício Fernandes, e do secretário adjunto da Educação e vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, João Cardoso Palma Filho, representando o Secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald.

Para debater o tema proposto para o período da manhã, “Os 50 anos do CEE”, a mesa contou com a coordenação do ex-presidente do CEE e atual conselheiro, Hubert Alquéres, que convidou para a mesa o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Barjas Negri, e o palestrante Marco Antonio Villa, historiador e diretor do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-SP).

O prof. Marco Antonio Villa fez um resgate histórico de personalidades, de fatos e de processos iniciados em São Paulo, nos mais diferentes setores, da política à economia, passando pela área social e cultural, e que influenciaram o desenvolvimento do estado e do próprio País. “A modernidade está presente em São Paulo, que não é um Estado monolítico. É um lugar de diversidade, que acolhe as diferentes raças, os migrantes e imigrantes”.

Questionado por alguns conselheiros sobre a influência de São Paulo no campo da educação, Marco Antonio Villa destacou que a educação esteve em sintonia com o próprio desenvolvimento de São Paulo, e lembrou personalidades como Mario de Andrade e Cecília Meirelles. Sobre a importância do Seminário, Marco Antonio ressaltou que os educadores de São Paulo estão dando mais uma prova ao Brasil da importância de tratar com seriedade do tema da educação: “Este seminário respeita a pluralidade de opiniões e é mais um sinal da ousadia da educação paulista, que transforma a comemoração do jubileu do Conselho Estadual de Educação em uma oportunidade para fazer uma reflexão crítica da trajetória nestes 50 anos, lançando perspectivas para o futuro. É um exemplo de que uma data como esta não pode ficar apenas na celebração!”, afirmou Marco Antonio.