Conselho Estadual da Educação com Brasão do Governo do Estado de São Paulo
  • A-
  • A
  • A+
  • Tamanho do Texto

50 Anos de CEE

25 de Maio de 2013

Ensino Médio: a análise do economista Naércio Menezes Fº

Presidida por Mauro Aguiar, a terceira mesa de debates do Seminário que celebra os 50 anos do CEE contou com a apresentação do professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Naércio Aquino Menezes Filho, que apresentou na tarde do dia 23 um estudo sobre o Ensino Médio.

Segundo Naércio Menezes, que é economista, seu interesse pela área da educação surgiu a partir dos estudos que desenvolveu sobre pobreza e desigualdade social. “Foi possível constatar que a educação estava intimamente ligada ao tema central de minha pesquisa”, explicou Naércio, que decidiu então se aprofundar no assunto.

A partir de uma pesquisa com dados longitudinais, realizada em Pelotas, no Rio Grande do Sul, que analisou a vida de 5.500 alunos nascidos em 1993, desde a gestação da mãe até completarem 18 anos, foi-lhe possível detectar concretamente as diferenças que se estabelecem entre os alunos que nasceram em famílias de baixa escolaridade e renda, relacionando-os com aqueles que nasceram em famílias com mais escolaridade e melhor renda.

Para Naércio, o impacto da condição social e do grau de escolaridade da família reflete-se diretamente no desempenho do aluno, que em muitos casos nem chega a completar o Ensino Médio. “É como um filme que passa e fica se reproduzindo. Nosso objetivo não é justificar a desigualdade, mas mostrar a importância de ter políticas públicas que levem em conta essa realidade”, alertou.

Naércio insistiu que é necessário agir logo nos primeiros anos de escolaridade da criança, pois o reflexo surge no futuro. Ele destacou também os dados do PNAD e do PISA que comprovam isso, e ainda apresentou o caso da cidade de Sobral, no Ceará, para provar que é possível transformar a vida das pessoas com políticas públicas consistentes. “É difícil melhorar a qualidade da educação, mas é algo possível”, enfatizou Naércio.

Ao final do primeiro dia do Seminário, que se concluiu no dia 24 de maio, Naércio Menezes acolheu as perguntas e opiniões dos educadores presentes e reconheceu a importância de celebrar com um Seminário os 50 anos do Conselho Estadual de Educação. “Encontrei neste evento inúmeras pessoas que dedicaram com entusiasmo suas vidas à educação. Educadoras, como Guiomar Namo de Mello, são motivo de inspiração para todos, pois demonstram o compromisso que têm com a melhoria da qualidade do ensino. Além de celebrar, estes debates nos auxiliarão na busca de novos caminhos para a educação”.

O Seminário 50 anos é promovido pelo CEE em parceria com a Secretaria de Educação do governo do Estado de São Paulo, e foi realizado no auditório do Novotel Jaraguá, no centro da capital paulista. Ele foi possível graças ao apoio e patrocínio da Editora Saraiva, do Colégio Bandeirantes e da Fundação Bradesco.

Presidente e palestrante:

Mauro de Salles Aguiar, conselheiro da Câmara de Educação Básica do EE-SP.especialista em administração e gestão escolar, graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas/SP,   diretor do Colégio Bandeirantes de São Paulo e  membro e diretor do CEAL - Conselho de Empresários da América Latina.

Naércio é Ph.D. em Economia pela Universidade de Londres, professor titular e coordenador do Centro de Políticas Públicas (CPP) do Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa, professor associado da FEA-USP, Consultor da Fundação Itaú Social e colunista do jornal Valor Econômico.